Loader Image

 

Ensino Médio

(1ª e 2ª séries)

 

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, visa:

· À consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a preparação para o Curso Superior;

· À preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

· Ao aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 

Material de Ensino – Plataformas Digitais

Plataforma Geekie One: parceria tecnológica com material que apresenta, na plataforma virtual, sólidos conteúdos científicos e humanos, com relações significativas de crescente grau de abrangência e abstração. Esse material atende, de maneira eficaz, o contexto plural no qual o nosso ensino está inserido.

 

Plataforma Google for Education: parceria tecnológica domínio oficial do Google for Education (conta exclusiva) do Curso G9, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio oferece aos seus alunos. A sua utilização complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes no ensino médio.

 

Trabalhos Interdisciplinares

Projetos interdisciplinares por área ou áreas do conhecimento como meio para desenvolver temáticas de aprofundamento. São projetos práticos, aplicando a base tecnológica construída em sala, com base na metodologia de solução de problemas, com total interação do aluno.

● Área de Linguagens: livros de Literatura como eixo para a construção de projetos: teatro, clipes, poemas, músicas, vinhetas, logotipos, documentários, dentre outros.

● Área de Humanas: temáticas de cunho filosófico, sociológico, histórico e geográfico como eixo para a construção de projetos: simulação de órgãos da ONU, seminários geopolíticos, projetos de intervenção sociocultural, dentre outros.

● Área de Matemática: temáticas de base tecnológica como eixo para a construção dos projetos: robótica, equipamento Tech Toc.

● Área de Ciências da Natureza: situações problematizadas em sala e demandas da escola e município como eixo para a construção dos projetos: Horta caseira e escolar, Jogos de videogame feitos pelos alunos, Compostagem, Recuperação de Nascentes, Campanhas de reaproveitamento de materiais, equipamento Tech Toc em Física, Robótica, dentre outros.

 

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Formam um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, dentre outros formatos de situação de trabalho que os alunos escolherão fazer. A lei exige que os itinerários sejam voltados ao empreendedorismo, à investigação científica e à mediação e intervenção sociocultural.

 

Eles contemplam as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Também há o Projeto de Vida, trabalhado nos encontros dos itinerários na medida em que é oportunizada a reflexão sobre o projeto de vida de cada aluno.

 

Protagonismo Juvenil

O objetivo dos Itinerários Formativos é oferecer aos estudantes uma formação ao lado do núcleo comum de disciplinas obrigatórias (Linguagens e Matemática). O aluno escolherá, dentre os itinerários oferecidos pela escola (veja abaixo), aqueles que se encaixam em suas preferências e intenções de carreira.

 

Itinerários oferecidos pela escola.

 

LINGUAGENS

· Argumentação e Pensamento Crítico I (1ª série) | Professor João Eduardo Sita

· Argumentação e Pensamento Crítico II (2ª série) | Professor João Eduardo Sita

· Espanhol I (1ª série) | Professora Eloíza Montanari

· Espanhol II (2ª série) | Professora Eloíza Montanari

· Pesquisa Científica Interdisciplinar em Projetos – Feira (1ª e 2ª série) | Professores Anabel Faria Floriano, Marília Gil, Erikson Luz e João Sita

 

MATEMÁTICA

· Isto é Matemática e Laboratório Steam I (1ª série) | Professores Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins

· Isto é Matemática e Laboratório Steam II (2ª série) | Professores Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA (obrigatório)

· Tópicos Especiais de Química I (1ª série) | Professor Glauber Luz

· Tópicos Especiais de Química II (2ª série) | Professor Edson Gonçalves

· Tópicos Especiais de Biologia I (1ª série) | Professor Melina Pasini

· Tópicos Especiais de Biologia II (2ª série) | Professor Camila Aparecida

· Tópicos Especiais de Física I (1ª série) | Professor Kléber Luiz

· Tópicos Especiais de Física II (2ª série) | Professor Kléber Luiz

 

CIÊNCIAS HUMANAS

· Empreendedorismo Social e Intervenção Sociocultural I (1ª série) | Professor Erikson Luz

· Empreendedorismo Social e Intervenção Sociocultural II (2ª série) | Professor Erikson Luz

· Relações Internacionais I (1ª série) | Professora Marília Gil

· Relações Internacionais II (2ª série) | Professora Marília Gil

 

Preparação ao Vestibular

O Ensino Médio oferece também quatro simulados anuais Geekie One (preparação específica ao vestibular) e quatro provas teste do Curso G9.

 

Os simulados, além de se prestarem à avaliação do conhecimento do aluno, também os preparam para desenvolver habilidades específicas necessárias à realização da prova, como resistência do corpo para quatro ou cinco horas ininterruptas de prova, administração do tempo para conseguir fazer todas as questões e a redação, estratégia adequada para o preenchimento correto do gabarito, controle mental e psicológico da ansiedade e da pressão presentes no momento dos vestibulares, dentre outras orientações feitas ponto por ponto, individualmente.

 

O Geekie One oferece uma plataforma de jogos em preparação ao vestibular intitulada Geekie Games, que, de maneira lúdica, revê os conteúdos exigidos no ENEM. Ao final, a plataforma gera um plano de estudo, sugere os conteúdos que devem ser revistos e exercícios específicos às dificuldades detectadas nas respostas dadas aos jogos executados.

 

Setor de Vestibulares

O Curso G9 tem um departamento específico para atender as demandas dos alunos relativos ao vestibular: acompanhamento das inscrições, informações sobre universidades e cursos no Brasil e no exterior, publicações de “dicas” de vestibular, estatística dos resultados de aprovação, dentre outros.

 

Guia de Profissões

Atividade destinada a trazer diferentes profissionais de universidades para palestras a respeito dos cursos oferecidos. Traz também ex-alunos e profissionais do mercado para uma conversa sobre as dúvidas que sentiram ao escolherem a profissão, sobre a própria profissão e sobre as oportunidades do mercado e as habilidades e competências exigidas no século XXI.

 

Atividades Complementares

· Plantões de Dúvida e Reforço: atividades oferecidas à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos são convidados a participar.

· Laboratório de Redação: atividade oferecida à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos são convidados a participar.

· Olimpíadas Escolares: O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e trabalho em equipe. Os alunos participam de várias competições do gênero, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todo ano a escola consegue ótimos resultados após superação de milhares de outras equipes de todo o Brasil, já tendo obtido várias medalhas. Participamos de: OBA, Canguru de Matemática, Informática, Ciências, dentre outras, e obtivemos medalhas em todas as olimpíadas. Em 2020 um aluno entrou na UNIFEI por meio da medalha de ouro obtida na OBA.

· Oficina de Robótica: oficina com duas vertentes – robótica para participação em campeonatos e robótica como oficina de aprendizagem de programação robótica.

· Oficina de Dança: atividade integrada à Educação Física. Os alunos estudam os diferentes tipos de dança e montam coreografias e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9.

· Oficina de Teatro: atividade que objetiva desenvolver a veia artística do aluno, sua desinibição e autoconhecimento. Os alunos estudam os diferentes tipos de teatro e montam espetáculos curtos e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9 ou para sensibilização a situações importantes como cuidados com o Chromebook, cumprimento dos protocolos Covid, dentre outros.

· Educação Física por Modalidades: disciplina obrigatória. O aluno escolhe a modalidade esportiva que quer fazer e, se quiser aprofundar, poderá fazer parte da equipe de competição do Curso G9: handebol, badminton, vôlei, basquete, futsal, atletismo, futebol de campo, rugby.

·  Xadrez – Pedagógico e de Competição.

·  Violão - Básico e Avançado

·  Orquestra Experimental

·  Banda Musical

 

G9 Social

Atividade oferecida à tarde. É o projeto social institucional do Curso G9. Os alunos se inscrevem livremente neste grupo. Nele são desenvolvidas ações sociais junto a instituições que apoiam pessoas em risco social, além de outras ações que se fazem necessárias à medida em que o grupo de alunos avalia as diferentes situações de risco social que se apresentam na comunidade. Tradicionalmente, promovem, com apoio dos diferentes segmentos, o Natal Solidário junto a uma instituição da cidade. Para captação de recursos é realizado, anualmente, o Bazar Solidário, dentre outras ações.


O G9 Social é composto por diferentes grupos de trabalho que contemplam alunos, funcionários, família dos diferentes segmentos da escola: informática, comunicação, captação de recursos, pedagógico, meio ambiente, administrativo.


Veja também:

3ª série do Ensino Médio e Pré-vestibular

< VOLTAR

TOPO