04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Itajubá conquistou a primeira colocação no quadro geral de medalhas, durante o XXlll Campeonato Mineiro de Kung Fu Wushu. A competição foi realizada nos dias 26 e 27 de julho, no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). No total, foram 12 medalhas de ouro, 7 de prata e 14 de bronze. Destaque para a atleta do Curso G9, Yasmine Kato, campeã mineira, com 4 medalhas de ouro. O desempenho deu à aluna do 2º ano do Ensino Médio a classificação para representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, em novembro, na cidade de Leme (SP).
Para a atleta Yasmine, ganhar em todas as modalidades em que disputou foi uma grande realização. “Depois de uma intensa rotina de treinos e bastante esforço, foram muito gratificantes essas vitórias. Além disso, um campeonato é sempre uma oportunidade de aprendizado. Observamos nossos erros e buscamos o aperfeiçoamento para os próximos”, contou. Yasmine ressaltou o excelente desempenho dos atletas do município: “Itajubá foi premiada por ter conquistado o maior número de medalhas do torneio”.
O campeonato mineiro reuniu 148 atletas de 8 cidades e 11 escolas. Desse total, 11 atletas são alunos da APAE de São Sebastião do Paraíso. Aliás, foi a primeira competição da modalidade que teve a participação de pessoas especiais.
A aluna do Curso G9 também falou sobre os benefícios do Wushu, tanto o Kung Fu quanto o Tai Chi Chuan, para as condições físicas, mentais e emocionais – as duas modalidades são oferecidas aos alunos do colégio. “São artes marciais que desenvolvem a concentração, a força e a perseverança. A disciplina adquirida com a atividade passa a ser vivenciada em casa e na sala de aula. Nas aulas e treinos aprendemos o respeito por todos, a atenção com o professor e a solidariedade com os colegas. Colaboramos com o que sabemos para ajudar uns aos outros”, explicou.
O Curso G9, que foi um dos apoiadores do campeonato, foi representado na abertura do evento pelo diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, e pela coordenadora de Marketing, Cecília Passos. Também esteve presente o presidente da Federação Mineira de Kung Fu, Silvio Kato, que é o professor de Tai Chi Chuan e Wushu no G9.
Capacitação
Outra boa notícia é que a professora Lúcia Kato conquistou o 3º Duan no exame oficial da Associação Chinesa de Wushu, que é a entidade máxima do Wushu no mundo. A prova foi realizada em Lima, no Peru.
Já o professor Silvio Kato, também do G9, participou de cursos de especialização técnica em SANDA (Boxe Chinês) e Tai Chi Chuan, em Lima. Foram 17 dias de capacitação, em um total de 180 horas de aulas práticas e teóricas. Tanto o exame de graduação quanto os cursos foram ministrados por professores chineses da Chinese Wushu Association. Kato é 6º Duan, sendo o único professor no Brasil com essa graduação.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...