04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Prevenção ao câncer de colo do útero. Esse foi o objetivo da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) direcionada às alunas de 11 a 13 anos do Curso G9. A ação fez parte da Campanha Nacional promovida pelo Ministério da Saúde. A imunização, em 27 de março, atingiu em torno de cem meninas. As que não puderam comparecer, terão a oportunidade de receber a vacina na unidade de saúde do bairro em que residem.
De acordo com a coordenadora do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) da unidade Avenida São Judas Tadeu, enfermeira Beatriz Rosângela Faria, as meninas que completarem a idade mínima até o final do ano poderão comparecer à unidade de saúde a partir da data de aniversário. Ela disse que a vacina é indicada para todas as mulheres, mas ainda não é possível fornecer para toda população gratuitamente. “Aqueles que não se enquadram nos pré-requisitos, mas têm interesse, podem procurar por um serviço particular”, contou.
“Essa é apenas a 1ª dose da vacina, os pais devem estar atentos para que a 2ª seja aplicada daqui a seis meses. E, após cinco anos, deverá ser realizada uma 3ª dose, de reforço”, ressaltou Beatriz. “A vacina é quadrivalente, ou seja, imuniza contra quatro tipos de HPV. Existem vários tipos sexualmente transmissíveis, mas esses são os principais causadores do câncer de colo de útero”, explicou.
A aluna do 7º ano do Ensino Fundamental II, Verônica Ribeiro Costa, ficou satisfeita com a oportunidade de receber a vacina gratuitamente. “São muito importantes campanhas como essa. As famílias de muitas crianças não têm condições de pagar por uma vacina e nosso governo está oferecendo essa prevenção“, contou. Opinião semelhante tem Gabriela Martins Cipullo (turma F72): “Acho muito bom que as meninas tenham acesso à imunização contra o HPV. A vacina também me surpreendeu, não doeu nada”, completou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...