Os representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública do setor Norte de Itajubá (Consep-Norte), Antonio Carlos de Souza Araujo e Iva Aparecida Costa, ministraram palestra sobre prevenção às drogas aos alunos do 8º e 9º anos do Curso G9. Os encontros aconteceram nos dias 20 e 23 de setembro.
“O problema da droga, em nossa sociedade, é extremamente complexo. Uma das saídas é, sem dúvida, trabalhar a conscientização dos jovens para que não entrem nessa”, disse Antonio Carlos. “A solução do problema passa, necessariamente, pela responsabilidade de todos – a família, a escola e, principalmente, os agentes políticos”, completou.
Antonio Carlos e Iva Costa começaram a promover palestras educativas há quase dez anos ao perceber que havia uma lacuna nessa faixa etária. Eles acreditam ter atingido, nesse período, em torno de 80 mil jovens de escolas públicas e particulares da região de Itajubá. As palestras são gratuitas.
A coordenadora do Ensino Fundamental II, professora Maria Estela de Oliveira, disse que o tema abordado na palestra complementou os estudos já realizados pelas quatro turmas na disciplina de Ciências. “Os alunos necessitam desse espaço para poder falar sobre o assunto sem medo de censura”, ressaltou.