A busca pela memória tecnológica da região levou um grupo de 30 alunos do Clube de Ciências Naturais e Sociais do Curso G9 a visitar a ETE (Escola Técnica de Eletrônica) e o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí.
Os alunos queriam conhecer um pouco mais da história de Luzia Rennó Moreira, mais conhecida como Sinhá Moreira que, com garra e visão de futuro, idealizou a implantação da ETE nos final dos anos 50 do século passado. A iniciativa dessa mulher empreendedora repercutiu e, menos de uma década depois, era criado o Inatel. As duas instituições de ensino contribuíram para a mudança econômica do município vizinho, que se transformou em um pólo eletrônico.
“Toda obra tem um idealizador e precisamos valorizar as pessoas, suas ideias e atitudes que mudam o curso da história”, disse a diretora pedagógica do G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Foi uma visita extremamente importante para os alunos, que puderam conhecer as duas instituições, o museu e os laboratórios”, completou o diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano. Ambos acompanharam os alunos durante a visita.
O professor Giovanni disse ainda que as informações colhidas pelos alunos na ETE e no Inatel serão fundamentais para abastecer as atividades que serão desenvolvidas na Feira do Conhecimento de 2010, que tem como tema a Identidade na Era da Internet. Os trabalhos do Clube de Ciências darão suporte à Feira. Outras visitas ainda serão feitas ao longo do semestre para conhecer a Fundação Theodomiro Santiago e a Unifei (Universidade Federal de Itajubá).
O Clube de Ciências é coordenado pelo professor e pela professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano do Fundamental II. As atividades desenvolvidas serão mediadas pelos professores Vicente Carlos, Glauber Luz e Pollyanna Marcondes – na área de Ciências Naturais – e Patrícia Abbud – na área de Ciências Sociais.