Loader Image
Alunos do Curso G9 conhecem o trabalho do Grupo de Escoteiros de Itajubá
15 de fevereiro de 2011

Alunos do Curso G9 conhecem o trabalho do Grupo de Escoteiros de Itajubá

 Integração de jovens e crianças. Essa foi o tema da palestra realizada pelo Curso G9, na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro. O objetivo foi apresentar o Grupo de Escoteiros de Itajubá aos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A iniciativa incentivou os estudantes à prática do escotismo.

Gabriel Costa Duarte, aluno do 1º Ano, considerou o encontro interessante. “Foi muito legal perceber que é possível realizar aventuras, com muita disciplina e organização. Também contribui com a nossa personalidade”, disse.

Ana Cecília de Souza Faria Floriano já participa do Grupo de Escoteiros. Ela tem 11 anos e está no 7º Ano do Ensino Fundamental II. Ela falou da importância em ser membro do grupo. “Melhorou minha concentração, meu aprendizado. A gente vai acampar, aprende como se sobrevive na selva e o respeito à bandeira. Tem muita atividade que a gente não faz sozinho, é preciso sempre a colaboração de um outro escoteiro”, afirmou. 

Vivência em grupo 

Para Márcia Gil de Souza, coordenadora do Ensino Médio, o Curso G9 valoriza o respeito entre os alunos e a vivência em grupo. “É fundamental que eles partilhem seus conhecimentos em equipe. O G9 está preparado para estimular em nossos jovens a importância na realização de trabalhos sociais”, destacou.

No Brasil, são 50 mil escoteiros e no mundo já são 30 milhões de membros. Todos focados em atividades que desenvolvem os aspectos físico, emocional e intelectual de crianças e jovens, de 7 a 21 anos. “O escotismo contribui na vida das pessoas, principalmente, quando elas se tornarem adultas. São atividades desse nível que auxiliam no desenvolvimento do país”, destacou a professora Maria Aparecida Fernandes, diretora pedagógica do G9. 

O grupo itajubense foi fundado em julho do ano passado e conta, hoje com 70 membros, registrados na UEB (União dos Escoteiros do Brasil). O movimento destaca a disciplina e a responsabilidade de crianças e jovens. “Preparamos nossos membros para serem mais ativos e conhecedores de seus direitos e deveres. O grupo realiza atividades importantes na formação do caráter dos participantes”, afirmou Júlio Cézar Cardoso, chefe da Seção Sênior, que congrega os escoteiros de 15 a 17 anos.

Escoteiro por um dia 

Os alunos foram convidados a participar da atividade “Escoteiro por um dia”. O encontro será realizado no dia 19 de fevereiro, às 14h, no Horto Florestal Anhumas e é gratuito. Será uma tarde de diversão, competição e discussão de assuntos atuais. Eles devem solicitar autorização dos pais para que possam se unir aos escoteiros nesse dia, lembra Júlio Cézar.

As reuniões do Grupo de Escoteiros de Itajubá acontecem todos os sábados das 14h  às 17h, na sede do grupo, que fica  na Praça Amélia Braga nº 67 – subsolo.

O Escotismo é  um Movimento Educacional de jovens, com a colaboração de adultos, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com os Princípios e o Método Escoteiro.

O objetivo do movimento é contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. Mais informações no site www.escoteiros.org.br.




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO