Alunos do Curso G9 participam da gravação do Globo Ciência 09 de agosto de 2011
Alunos do Curso G9 participam da gravação do Globo Ciência
Quatro alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 participaram, em 28 de julho, da gravação do Globo Ciência, programa da TV Globo que trabalha assuntos científicos em uma linguagem simples e de maneira lúdica. O tema abordado foram as pesquisas do cientista Georgy Gamow, maior responsável pelo desenvolvimento da teoria do Big Bang que procura explicar a origem do universo.
Estiveram presentes na gravação, na sede do LNA (Laboratório Nacional de Astrofísica) de Itajubá, os seguintes alunos: Ana Cecília de Souza Faria Floriano, Felipe Mouallem de Assis e José Luiz Correa Junior, da turma F71, e Kellen Moreira da Fonseca, da F72. Eles estavam acompanhados pelos professores Giovanni Henrique Faria Floriano (diretor de Planejamento e professor de Matemática) e Vicente Carlos Martins (Física e Matemática), um dos coordenadores do Clube de Ciências do colégio.
O programa da TV Globo vai ao ar no próximo dia 13, às 6h20, e será reprisado no dia seguinte, 14 de agosto, no Canal Futura, às 14 horas, com direito a várias reprises com horários e datas variadas.
“Gostei muito de participar do programa porque foi uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre a origem do universo”, disse Kellen Moreira. Ana Cecília concorda com a colega e completa: “O programa é muito interessante. A gente aprende assuntos complexos de uma maneira simples e divertida”, ressaltou.
O apresentador, Alexandre Hederson, disse que este é o objetivo do programa, ou seja, “traduzir assuntos científicos complexos em uma linguagem que todos possam entender”. O jornalista, que comanda o Globo Ciências há oito anos, explicou o objetivo da gravação em Itajubá: mostrar de que maneira cientistas e centros de pesquisa, no caso o LNA, trabalham para explicar a teoria de Gamov.
Para isso, os alunos participaram de um experimento sobre a expansão do universo e a velocidade com que as galáxias de deslocam no universo. A experiência, feita com um balão de festas, foi conduzida pelo astrônomo Bruno Vaz Castilho, atual diretor do LNA. “É uma experiência bem interessante e todos podem fazer em casa”, disse.
A equipe do Globo Ciência também realizou tomadas no Centro de Itajubá e no Observatório do Pico dos Dias (OPD).