Alunos do Curso G9 testaram seus conhecimentos durante a realização de provas de mais uma fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de História (OBH). Os exames aconteceram em setembro.
Vale lembrar que a OBA promoveu a segunda prova seletiva, que garante vaga para a segunda fase da olimpíada. Já o exame da OBM é classificatório para a segunda etapa da competição, enquanto que a OBH realizou sua quarta etapa das cinco realizadas on line - a sexta e última acontecerá na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), promotora da olimpíada.
“Para nós, o mais importante é que os alunos coloquem à prova seus conhecimentos. Há um crescimento pessoal muito grande na participação em eventos como esses”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira. Ela é responsável pela organização dos exames no G9.
A coordenadora explica que os alunos que participaram da OBA tiveram aulas extras com o aluno do 4º da Faculdade de Física da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), Pablo Shiavon. “Esta prova de pré-seleção contou com questões específicas de astronomia com um grau de dificuldade maior do que a realizada em maio”, ressalta. A decisão de fazer um novo exame partiu da organização da OBA como forma de selecionar os cem alunos no Brasil que irão partir da etapa internacional.
“Estou preparado para a prova porque tivemos aulas interessantes e específicas sobre astronomia”, diz Mateus Figueiredo, do 1º ano do Ensino Médio – turma M11. Aliás, ele participou das duas provas.
Estela Oliveira conta ainda que 45% dos alunos que participaram da primeira etapa da OBM conquistaram nota para realizar o exame da segunda fase. Os alunos classificados tiveram aulas complementares, com suporte do professor João Paulo Vilas Boas.
O desempenho na OBH também superou as expectativas: as cinco equipes do G9 já superaram quatro fases e agora se preparam para a quinta etapa. “A OBH é bastante desafiadora, exigindo muito da professora Patrícia Abbud, que a coordena no G9, e dos alunos, que têm que estudar e pesquisar muito para conseguirem se manter na competição”, disse a professora Márcia Gil de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Médio. “Parabéns a todos: alunos e professores, pelo profissionalismo e pelo empenho demonstrados até agora”, completou.