Encontro de gerações, momento para partilhar experiências e sonhos, olhar a vida nas suas mais diferentes matizes, confrontar realidades, descrever sensações e sentimentos na conversa franca, nos sorrisos abertos. Tem mais. Depois apresentar o que viu, sentiu, tocou, em texto para a disciplina de Literatura.
Este foi um dos objetivos do almoço preparado pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio aos idosos e idosas do Lar da Providência de Itajubá, em 30 de agosto. A atividade contou com a participação de alunos, professores, funcionários e gestores do Curso G9. A atividade integra o projeto G9 Social, que busca despertar e incentivar as ações voluntárias dos alunos.
“É super interessante a atividade, não só pelo aprendizado que ela proporciona, mas pelo contato com essas pessoas. É uma realidade distinta da que vivemos e, com certeza, nos faz pensar no que temos e no que realmente devemos dar valor”, diz a aluna Mariana Campos, da turma M12.
Para a estudante Carolina Duarte, da M11, é “uma sensação muito boa saber que pode ajudar o outro em ações mínimas, como sentar e conversar com as pessoas atendidas pelo Lar”. Ela acrescenta ainda que virou voluntária quando da primeira visita ao Lar da Providência, em junho passado.
Opinião semelhante tem o funcionário Francisco de Assis Costa Ovídio, que sempre acompanha os alunos em atividades sociais. No almoço, ficou responsável pelo churrasco. “É uma atividade muito importante porque permite a integração entre os adolescentes e os idosos: percebo o carinho dos alunos, tanto com a gente quanto com as pessoas do Lar da Providência”, ressalta.
A professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e responsável pelo projeto social, destaca a importância da atividade para a formação dos jovens. “É uma oportunidade para que se sintam úteis, responsáveis pelo outro”, conclui.





