Mais um projeto pedagógico extracurricular de grande importância retomou as atividades no ano letivo de 2011: a Oficina de Música. As aulas acontecem sempre nas tardes de terça-feira e envolvem alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Durante a oficina, os estudantes podem aprender as técnicas musicais ou mesmo aprimorar suas habilidades com os instrumentos. O objetivo é estimular os jovens no desenvolvimento de práticas artísticas saudáveis.
“Eu sou apaixonado por música e toco guitarra há três anos. Ela é minha companheira, está comigo em todos os momentos, até na hora de dormir”, conta Fernando Simões Araújo, aluno do 1º Ano do Ensino Médio. Ele disse também que a música contribui para a concentração e melhoria de sua coordenação motora. “E faz parte da nossa vida, nos momentos alegres e tristes”, completou.
Já Gustavo Henrique Mandolesi Avelar, do 6º Ano do Ensino Fundamental II, disse que há cinco meses se interessou pelo contrabaixo por meio de uma vídeo-aula. “Aí comecei a tirar as primeiras notas e hoje já consigo tocar músicas do Bon Jovi e da banda Black Sabat”, afirmou. Gustavo disse ainda que o instrumento é de fácil aprendizado - “possui somente quatro cordas”.
O professor que ministra as aulas é o maestro da Corporação Musical Antônio de Freitas Carvalho, de Cristina – MG, João César da Silva. Ele é músico há 13 anos e ensina como tocar instrumentos de sopro e percussão. “A música trabalha o raciocínio lógico e ativa a percepção. Minhas aulas são pensadas para funcionarem como uma terapia, de maneira que eles possam se socializar e adquirir autoconfiança”, afirmou. O professor disse também que os alunos mais tímidos podem, por meio da música, melhorar a comunicação e a expressão.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, a atividade proposta pelo G9 contribui para o desenvolvimento das inteligências múltiplas e o aprimoramento de talentos. “É preciso valorizar e incentivar as habilidades e as técnicas musicais que eles já conhecem”, declarou. Ela também ressaltou a importância de aplicar atividades que envolvam todos os estilos musicais, de acordo com os interesses e desejos dos jovens. “O objetivo é valorizar o perfil de cada jovem, não importa o estilo escolhido por ele”, completou.
No dia 1º de abril, foi realizada uma apresentação musical no intervalo das aulas, em que os alunos puderam demonstrar seus conhecimentos em notas musicais e partituras. No mesmo dia, o professor João César foi apresentado aos alunos. As turmas estão divididas em iniciantes e alunos que já conhecem e sabem tocar instrumentos.A proposta é oportunizar a participação efetiva daqueles que se interessam pela arte musical.