Seis alunos do Curso G9 apresentaram três subtemas da Feira do Conhecimento 2011 aos participantes do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento reuniu representantes de 36 comitês de bacias hidrográficas de Minas Gerais, nos dias 4 e 5 de agosto, na Unifei (Universidade Federal de Itajubá).
O objetivo do evento foi fortalecer o trabalho de gestão das águas de forma descentralizada, integrada e participativa. Já o tema desenvolvido pelo Curso G9 na Feira do Conhecimento, que será realizada nos dias 5 e 6 de setembro, é “Mata Atlântica e a Química da Vida”.
Os alunos, quatro do Ensino Fundamental II e dois do Ensino Médio, falaram aos presentes sobre “Mudanças Climáticas”, “ONGs em Favor da Mata Atlântica” e “Recuperação de Nascentes”. Outra participação do G9 no encontro foi a apresentação do Grupo de Dança, que encantou ao contar a história da Mata Atlântica desde a chegada dos portugueses ao Brasil.
“Gostei muito de participar do fórum, de falar sobre um tema tão importante para um público só de adultos”, disse o aluno Tales Martinelli Barbosa, da turma F71. “No começo fiquei muito nervoso, mas depois me tranquilizei porque a gente preparou muito bem o assunto a ser apresentado”, completou o estudante, que fez a apresentação ao lado da colega de turma, Ana Beatriz Souza. A dupla falou sobre “Mudanças Climáticas”.
As alunas Bárbara Cascardo Salvador e Gabriela Renó Cortez, da turma F92, expuseram aos participantes do fórum o subtema “ONGs em Favor da Mata Atlântica”. Já as alunas Olívia Maria Rodrigues Guimarães e Beatriz Carriço Maciel, da turma M22, falaram sobre “Recuperação de Nascentes” – elas apresentaram o estudo de caso de uma propriedade rural localizada em Delfim Moreira, município vizinho a Itajubá.
Cidadania
“A participação em um evento como este traz amadurecimento de ideias e uma maneira de incentivar nossos alunos a manter esta vontade de pesquisar sempre”, disse o professor de Matemática Vicente Carlos Martins.
Para o professor Giovanni Henrique Faria Floriano, diretor de Planejamento do G9, “o evento desenvolve nos alunos a cultura da participação, o desenvolvimento da cidadania”. “Os alunos aprendem que podem se posicionar, apresentar ideias e sugestões para assuntos que envolvem a todos, como é o caso do uso da água”, ressaltou.
Também acompanharam os alunos ao evento a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes; a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, professora Márcia Gil de Souza; e a assistente de coordenação do Ensino Fundamental II, Sheila Cristina Bourdon de Souza.