“Educação Sexual” foi tema de palestra para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9. O objetivo foi proporcionar aos estudantes conhecimento sobre as transformações físicas e psicológicas que ocorrem no organismo durante a adolescência. O encontro foi ministrado pelo professor da Faculdade de Medicina de Itajubá, Hélio Alves, e aconteceu na tarde de quarta-feira, 11 de maio.
“A professora já havia falado sobre o assunto em sala, mas com a palestra pude aprofundar ainda mais meu conhecimento sobre o assunto. É interessante perceber como o corpo da gente muda. Temos que nos preparar para isso, sem ter vergonha”, afirmou a aluna Ana Clara Vargas Cônsoli Almeida.
Para Hélio Alves, que também é pediatra e cirurgião-pediátrico, é fundamental esclarecer o assunto, pois muitas vezes ainda é tratado de forma restritiva. “Muitos pais, por questões de ordem moral e religiosa, não conversam sobre sexo com seus filhos. Porém, os adolescentes precisam aprender que as transformações no corpo ocorrem de maneira simples e natural. Todos passam por essa fase”, disse.
A professora Ana Cristina Ayres Motta, que leciona Ciências para o 5º ano, apontou a necessidade de preparar o adolescente nessa fase de mudanças. “Eles precisam aprender o porquê dos primeiros pêlos, da voz mais grossa e das constantes mudanças de humor. Alguns, que possuem irmãos mais velhos em casa, já tiveram essas experiências; mas, para muitos, tudo isso é uma novidade”, ressaltou.
Já a professora Nilcéia Julliana Ribeiro Carvalho, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, apontou que essa iniciativa contribui para diminuir a ansiedade e a curiosidade das crianças a respeito da sexualidade. “É preciso que a escola ofereça espaço e oportunidade para esclarecer dúvidas e acrescentar informações de maneira correta. Quando a questão da sexualidade é tomada como algo sério a ser esclarecido, compreendido e estudado, tende a modificar a relação agitada dos pré-adolescentes com o tema”.


