Pelo quarto ano consecutivo, alunos do Curso G9 participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento está na sua XIV edição e acontece em todo Brasil, em 13 de maio. O objetivo da OBA é incentivar novos participantes e os “veteranos” na busca por conhecimentos na área de ciência e tecnologia.
Mateus Silva Figueiredo, aluno do 1º Ano do Ensino Médio, participou das últimas três edições e sempre conquistou a medalha de prata. “Foi uma dura preparação, meus professores e familiares sempre estiveram ao meu lado e me ajudaram a realizar os testes mais complicados”, afirmou. Para este ano, Mateus quer estudar bastante para não encontrar dificuldade em realizar nenhuma questão da prova.
Já Jonas de Souza Floriano, do 9º Ano do Ensino Fundamental II, disse que as questões não são semelhantes e o conteúdo é bem distribuído ao longo do exame. “A cada ano, preciso de mais empenho e conhecimento para fazer a prova. Venho debatendo com meus professores sobre astronomia e pesquiso na biblioteca em livros de ciências e cálculos”, ressaltou. Em 2008, Jonas foi medalhista de bronze. Nos dois anos seguintes, melhorou seu desempenho e conseguiu a medalha de prata.
Para a professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora do Ensino Fundamental II, o resultado dos alunos inscritos pelo colégio sempre foram positivos. “Há a busca da auto-aprendizagem; os alunos pesquisam e superam suas próprias expectativas. Isso é muito satisfatório”, afirmou. Ela destaca ainda que o objetivo não é a promoção da competição entre eles, e sim o aprimoramento e a difusão de conhecimento.
O Curso G9 oferece aulas complementares, no turno da tarde, com profissionais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e um professor responsável determinado pela instituição. É um momento para esclarecer dúvidas e aprofundar o conteúdo, que será cobrado pelo exame. Geralmente, são utilizados livros e revistas enviados pela Comissão Organizadora da OBA e provas de anos anteriores.
Os interessados podem se inscrever na Secretaria do Curso G9. Mais informações pelo site www.oba.gov.br.