Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 experimentaram, na prática, a interação e a troca de conhecimentos com as turmas do Jardim II da Educação Infantil e do 1º e 2º Anos. Eles demonstraram “aos pequenos”, por meio de experiências, o funcionamento dos cinco sentidos do corpo humano: audição, visão, olfato, paladar e tato. A atividade de integração entre os estudantes, com a supervisão das professoras, aconteceu na tarde de 25 de março.
“Eles observaram muito bem como o organismo responde aos estímulos e às sensações. De fato, a atividade foi realizada para verificar se os alunos entenderam a teoria estudada em sala de aula”, afirmou a professora Ana Cristina Ayres Motta, que ministra a disciplina de Ciências no 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental I.
Para a professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, é preciso que os temas trabalhados estejam relacionados à realidade de cada um. “Os alunos do 5º Ano, conhecedores do assunto, se apresentaram como instrutores da atividade e se sentiram muito valorizados por isso. Eles tiveram cuidado e atenção no tratamento aos seus pares”, disse.
A coordenadora afirmou também que perceberam, durante a atividade, a importância do sistema nervoso central, responsável pelas reações do corpo humano. “Eles perceberam a rapidez com que as reações acontecem”, completou.
Dentre os inúmeros experimentos realizados, os alunos taparam os olhos dos colegas e pediram que adivinhassem o gosto e o cheiro de alguns alimentos. Também passaram por um tapete das sensações, onde perceberam se a textura era lisa ou áspera. E ainda, participaram de um bingo auditivo, em que reconheciam os sons e apontavam os elementos na cartela.