04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Dois alunos do Ensino Médio do Curso G9 são medalhistas da edição 2012 da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás/Furnas. São eles Mateus Figueiredo da Silva, do 2º ano (turma M21) e Jonas de Souza Faria Floriano, do 1º ano (M11). Mateus conquistou Medalha de Ouro – a primeira do G9 na olimpíada – e Jonas de Souza, a de Bronze.
Mateus Figueiredo também foi chamado para participar de uma pré-seleção que irá garantir vagas a duas olimpíadas internacionais de astronomia: uma é a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e, a outra, a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). “Eu estou muito feliz com esse resultado. A prova não é difícil, mas é muito trabalhosa”, comemora Mateus. Ele diz ainda que a pré-seleção será um desafio ainda maior e vai exigir uma dedicação enorme.
Jonas Floriano também se diz surpreso com sua classificação, embora também seja um “veterano” em olimpíadas. “A prova estava muito difícil e complexa”, ressalta. Ele também conquistou a Medalha de Bronze quando estava no 6º ano (em 2008). Já as medalhas de prata vieram nas edições de 2009, 2010 e 2011.
Para a professora Estela Maria de Oliveira, coordenadora do Ensino Fundamental II e das provas da OBA no G9, “um aluno que se propõe a participar de uma Olimpíada está buscando a avaliação de seu conhecimento, principalmente numa área em que tem interesse”. “A cada ano, a cada nova prova, é a busca da superação por melhores resultados. Ele é seu próprio adversário. Isso contribui para a formação de competências que serão decisivas no momento de tomadas de decisões na sua vida”, explica.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...