Quarenta alunos do Ensino Médio do Curso G9 puderam sentir um pouco do que é ser cientista ao colocar em prática seus conhecimentos de Física durante visita aos laboratórios da Unifei (Universidade Federal de Itajubá). O encontro, supervisionado por estagiários do Curso de Física, aconteceu em 30 de maio.
O convite para as atividades nos laboratórios partiu da própria universidade, que desenvolve um projeto de estágio para seus alunos. Neste ano, são oito universitários, que se dividiram em duplas para trabalhar temas diferentes com as escolas participantes, incluindo o Curso G9.
A professora do Estágio Supervisionado I da Unifei, Juliana Maria Sampaio Furlani, explicou que recebem escolas para esse tipo de atendimento como forma de aproximar a universidade da comunidade escolar local. “Elaboramos uma programação de acordo com os temas escolhidos para o Ensino Médio. Todos ganham: o estagiário que ensina e o aluno que vê a matéria cotidiana com outro olhar”, disse.
“Foi um ótimo complemento para a matéria vista em sala. Eu não gosto muito de Física e achei que esse seria um jeito novo para aprimorar meus estudos. Foi muito interessante”, disse a aluna do 2º ano, Luana Cochlar Bento.
A visita foi dividida da seguinte forma: uma aula expositiva, seguida de três práticas, com utilização de instrumentos da Física para aproximar os alunos do que eles aprendem em sala de aula. Assuntos como linhas de campo magnético, propagação de calor, ondas sonoras, pressão de vapor e outros, foram vistos e discutidos de maneira dinâmica e interativa.


