Loader Image
Alunos no Festival Internacional de Corais
04 de setembro de 2015

O talento e a emoção dos coros de vozes arrancaram aplausos e elogios do público durante o Encontro de Corais no G9.

O talento e a emoção dos coros de vozes arrancaram aplausos e elogios do público presente nas apresentações realizadas durante o Encontro de Corais no Curso G9 – Vozes Abertas da América Latina, em 26 de agosto. O encontro é uma extensão, em Itajubá, do Festival e Concurso Internacional de Corais (Ameride), realizado em São Lourenço. 

Parceiro do evento há três anos, o Curso G9 busca promover intercâmbio cultural por meio da música e da arte entre os alunos da escola e os visitantes dos corais participantes do festival. As apresentações são abertas à comunidade. 

O Encontro de Corais foi aberto pelo Coro G9 em Canto, sob a regência da maestrina Ana Luísa Fernandes, e o encerramento ficou por conta da Orquestra Experimental do Curso G9, regida pelo maestro João César da Silva. Ainda foram recebidos dois corais internacionais: Sexteto Ad Genua, do Chile, regido pelo maestro Andrés Bahamondes, e o Grupo Coral Matiz Vocal, da Venezuela, que tem como regente o maestro Luis Montesinos. 

“É realmente lindo ver uma iniciativa que leva esse tipo de apresentação a todos e cria uma oportunidade única para que os jovens tenham contato com corais internacionais. Os alunos ficam bastante entusiasmados, aprendem bastante e se sentem valorizados em poder mostrar seus talentos. Esse incentivo à música é muito importante para desenvolver e disseminar nossa cultura”, disse Eliene de Carvalho Simões, mãe do aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II, Felipe Monteiro (Turma F82). 

Para a aluna do 5º ano do Ensino Fundamental l, Sofia Silva Conssignoli Marx, apresentar no Ameride foi uma experiência muito importante para o aprendizado e crescimento dos participantes. “Gostei bastante que o G9 tenha proporcionado essa oportunidade para nós. Realizar esse encontro entre alunos, professores e os corais internacionais beneficia a todos. Além de conhecer novas pessoas, desenvolvemos nossa responsabilidade e segurança para apresentar em público”, contou. 

Abertura

A abertura do Festival deste ano aconteceu na Igreja Matriz de São Lourenço, com a apresentação da Orquestra Experimental do G9, em 24 de agosto. Foi a primeira apresentação fora dos palcos do colégio porque, nas duas edições anteriores, a Orquestra se apresentou no G9. Já o Coro G9 em Canto fez sua segunda apresentação em São Lourenço, dia 28, como uma das atrações do Concerto Social, que foi realizada na Catedral de Bambu, no Parque das Águas. 

Luís Montesinos, maestro do Coral Matiz Vocal, enfatizou o orgulho do grupo em poder se apresentar e realizar essa troca musical no Festival. “Ficamos felizes em trazer um pouco da nossa cultura e conhecer a cultura brasileira por meio da música. Os jovens que estão participando desse momento levarão a experiência para vida toda”, declarou. 

Já a Carolina Martínez, contralto do Sexteto Ad Genua, falou sobre sua experiência no encontro com os outros corais. “Foi realmente maravilhoso estar aqui. Fiquei encantada pelo trabalho desenvolvido com esses jovens aqui no G9. Tivemos uma troca muito rica”, afirmou.




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO