Alunos da Oficina de Xadrez do Curso G9 participaram de uma aula diferente em 10 de junho: meninas e meninos se transformaram em peças do jogo durante o xadrez humano realizado no tabuleiro criado na quadra de esportes do colégio.
“Nosso objetivo é que eles tenham a dimensão espacial do jogo. Assim, fica mais fácil visualizar as jogadas no tabuleiro”, explicou o responsável pela Oficina, Pedro Lúcio Colombaroli.
A atividade foi realizada da seguinte forma: dois alunos jogavam normalmente em um tabuleiro. A cada jogada, os alunos do xadrez humano se mexiam para nas respectivas casas criadas na quadra, sempre com a supervisão de Pedro Lúcio.
“A atividade é excelente. As crianças aprendem de uma maneira divertida e interessante”, disse o professor da Unifei, Antônio José Faria Bombard, que acompanhou a atividade. Ele é pai do aluno Teófilo, que disputou a partida em tabuleiro com Gabriel Rocha.
Para Nilcéia J. R. C. Pereira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, o mais interessante da atividade é que ela desenvolve o “espírito de equipe e participação” nas crianças. As aulas da Oficina de Xadrez acontecem às terças e quintas-feiras e são abertas a todos os alunos do G9.