Descrever sentidos, sabores, o viver. Descrever sentimentos. Essa é a tarefa dos alunos das duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Curso G9. Difícil? Nem tanto. Eles puderam vivenciar situações reais, observar e sentir sabores e experiências na prática durante atividades extraclasse.
Os alunos do 1º ano tiveram duas oportunidades para aguçar os sentidos: no primeiro, puderam perceber as dificuldades dos portadores de necessidades especiais ao realizar tarefas em que era exigido tapar os olhos ou a audição. Na outra, degustaram doces e guloseimas, preparadas pelos colegas de turma. As duas atividades foram realizadas no pátio do colégio.
“A atividade foi muito interessante. De uma maneira descontraída, pudemos ver na prática a aplicação da teoria”, disse a aluna Ana Júlia Rodrigues Tonisi. “Foge da rotina e permite uma integração maior dos alunos”, completou Wanessa Costa Lima.
Para o professor José Renato Silva, as aulas práticas ajudam os alunos a perceber a teoria – no caso, a descrição – de uma maneira agradável. “A teoria tem aplicação real. A atividade reduz a distância da escola e do mundo. Eles percebem que o aprendizado é palpável”, explicou.
Já os alunos do 9º ano visitaram o Lar da Providência, que abriga em torno de 70 idosos. Durante a visita, puderam conhecer todas as dependências do local, como quartos, cozinha, capela, horta e área verde. O Lar ocupa uma área de 24 mil metros quadrados e fica em frente ao G9.
“Estamos trabalhando a descrição em sala de aula. Aqui, eles podem perceber a aplicação da teoria tanto na descrição do lugar quanto das pessoas e suas emoções”, disse a professora Tereza Francisca de Siqueira.
Para a coordenadora pedagógica, Estela Maria de Oliveira, as visitas também ajudam a despertar nos alunos a vontade de participar e contribuir com os projetos sociais. Como fechamento das atividades, os alunos do 9º ano e do 1º ano terão que apresentar as respectivos professores textos descritivos sobre o que viram, ouviram e sentiram nessas atividades.