04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Alunos do Curso G9 conquistaram uma medalha de prata e quatro de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os resultados foram divulgados no início de outubro, premiando os participantes classificados com medalhas e certificados. A olimpíada reúne estudantes de todo país – do colégio, foram 28 participantes.
Os alunos medalhistas são: Alice Valença de Lorenci, do 9º ano (Turma F92), foi premiada com medalha de prata. Já os estudantes Thiago Taets e Sales, do 6º ano (Turma F62), Ana Luiza Guimarães Soares (Turma F91), Maria Eduarda Fernandes Souza (Turma F91) e Vivian Caroline Serafim (Turma F92) garantiram medalhas de bronze.
Para a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e representante da OBA no Curso G9, Estela Maria de Oliveira, é essencial incentivar os alunos a buscar suas áreas de interesse por meio de propostas como a Olimpíada. “Essa é uma oportunidade para que nossos alunos pesquisem e se aprofundem em temas que atendam aos interesses e gostos pessoais”, explica.
“O conhecimento sobre o universo e os astros é extremamente atraente, principalmente para os jovens. Eles se engajam muito nas atividades de preparação oferecidas pela escola: aulas extras, Clube de Ciências, visita ao LNA e ao planetário itinerante. Eles realmente progridem muito, superam desafios e adquirem novas competências”, completa.
A aluna do 9º ano, Ana Luiza Guimarães Soares (Turma F91), acredita que sua participação na Olimpíada foi muito interessante e proveitosa. “Sempre tive admiração pelas constelações e curiosidade por essa área do conhecimento. A OBA foi uma grande oportunidade de me aprofundar nesses estudos e conhecer mais sobre astronomia. Foi realmente incrível poder participar dessa proposta. Aprendemos muito de uma forma diferente, fora da sala de aula. Fiquei muito feliz com o resultado”, contou.
Além da prova, este ano, o Curso G9 também recebeu um planetário na escola através da parceria com a organização da OBA e o Laboratório Nacional de Astrofísica. A iniciativa promoveu a visitação de aproximadamente 300 alunos e funcionários à instalação, em junho. Houve ainda o lançamento de foguete, confeccionado com garrafa pet que funciona com um mecanismo de pressão.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...