04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Alegria, sorrisos e diversão coloriram os rostos e expressões dos idosos do Lar da Providência nos tons da solidariedade e entusiasmo juvenis. Enquanto as conversas, as companhias e os abraços desenharam o clima de festa, as cores ornaram os moradores da instituição por meio dos esmaltes nas unhas e dos acessórios. A empolgação do encontro dominou as mesas de jogos de cartas e tabuleiros. E os traços da tradicional comemoração do projeto social do Curso G9 também ganharam vida no dedilhar do violão e das vozes.
A ação solidária, realizada todos os anos pelo G9 e organizado pelas turmas do 1º ano do Ensino Médio, tem o objetivo de promover a integração entre as gerações, incentivar a valorização e o respeito pelos idosos por meio do compartilhamento da experiência de vida e formar cidadãos conscientes do papel social de cada um. A atividade também permite o aprendizado e desenvolvimento de habilidades como autonomia, organização e responsabilidade. Sob a supervisão dos professores, os alunos buscam patrocínios e apoios, compram os produtos e realizam o planejamento da programação.
Após a confraternização e o compartilhamento do almoço, que teve churrasco no cardápio, os alunos também organizaram atividades, brincadeiras e uma sequência de rodadas de bingo, em 12 de novembro. Também foi entregue uma doação de mantimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, arrecadados durante uma campanha realizada com alunos, funcionários e familiares no Curso G9.
Para o professor de Filosofia e Sociologia do Curso G9, Petrus Ricetto, que orientou os alunos no projeto, a iniciativa é fundamental para a formação de indivíduos mais conscientes e socialmente comprometidos. “Mais importante que a ajuda material, são as relações afetivas desenvolvidas na confraternização. É muito importante despertar nessa geração, ligada à inovação, a valorização do idoso e das memórias. A atividade realmente promove um aprendizado muito positivo em todos os sentidos”, explicou.
O aluno Bruno Mouallem (Turma M12) ficou bastante satisfeito em poder contribuir no projeto social. “Eu realmente estou muito feliz em participar dessa iniciativa. Além das doações, os idosos precisam de atenção e valorização. A experiência de trazer alegria e diversão por meio da confraternização é muito gratificante”, disse.
“Agradecemos de coração o trabalho dos alunos e do Curso G9 aqui no Lar da Providência”, disse a assistente social, Iara Tavares de Souza. “Os idosos gostam bastante e ficam ansiosos esperando pela chegada dos alunos. É uma proposta que traz integração, beneficiando a todos. Incentiva a valorização e o respeito ao idoso e proporciona momentos de muita alegria aos moradores daqui”, contou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...