04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
A chegada dos alunos do 8º ano do Curso G9 despertou olhares curiosos e atentos. Em pouco tempo se estabeleceu um diálogo entre os jovens e os idosos do Lar da Providência. A partir daí, as lentes fotográficas dos estudantes começaram a registrar a sabedoria dos anos, expressa nas linhas dos rostos, e a alegria, transmitida no brilho do olhar e no sorriso fácil e sincero. Despertar a visão artística na fotografia, essa foi uma das propostas do trabalho interdisciplinar do segundo semestre para as disciplinas de Arte e Matemática, que conta com apoio da área de Comunicação do colégio.
Além do primeiro registro fotográfico dos idosos, em 23 de maio, será agendada uma segunda visita, acompanhada pela professora de Arte Anabel Faria Floriano Ribeiro. Os alunos também foram à instituição com o professor de Matemática, Rafael Colucci, com o objetivo de realizar fotografias do espaço físico e analisar as formas geométricas da arquitetura do prédio e de sua planta baixa. Para se prepararem para as atividades práticas, os estudantes assistiram a uma palestra sobre o tema.
“O trabalho é uma oportunidade para que os alunos aprendam mais sobre fotografia, desenvolvendo a sensibilidade artística e de composição visual. Por ser uma atividade prática e dinâmica, eles têm bastante interesse e se dedicam muito. Além disso, os idosos adoram as visitas e a presença dos jovens. É um contato que gera um amadurecimento emocional muito grande e uma compreensão de uma realidade que está, no geral, distante da rotina dos jovens“, contou a professora Anabel.
“Esse encontro de gerações proporciona a troca de experiência entre os jovens, que estão descobrindo os valores da vida, e as pessoas da terceira idade, que acumulam larga experiência. Essa aproximação sensibiliza os nossos jovens que visualizam nos idosos os seus avós”. O trabalho com o Lar da Providência também faz parte do Projeto Solidário do Curso G9, esclarece a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.
A aluna Mirihan Neves Lemos, da Turma F82, ressaltou que o trabalho beneficia a todos. “Nós, alunos, aprendemos muito sobre as questões técnicas e artísticas e os idosos se distraem e se divertem com nossa presença. Eles sentem falta de pessoas para conversar e ficam contentes em nos contar suas histórias. A atividade também tem o objetivo de participar da comemoração dos 80 anos do Lar da Providência. Faremos uma exposição com a melhor foto de cada aluno”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...