A comunidade escolar do Curso G9 respirou mais democracia durante as Assembleias Escolares realizadas em salas de aula na segunda-feira, 1º de março. Durante uma hora e meia, os alunos fizeram críticas e elogios e apresentaram sugestões para corrigir os problemas levantados durante os debates.
As assembleias foram instituídas no início do ano letivo como uma ferramenta a mais dentro do projeto pedagógico do G9 – que é “preparar nossos alunos para a convivência democrática”, como declarou a diretora pedagógica da Instituição, professora Maria Aparecida Fernandes. Os encontros serão mensais.
“Os temas apontados nas pautas das assembleias abordaram situações gerais e nunca a casos pessoais. O que se discutiu, por exemplo, é o fato de alguém ‘criticar/ofender’ outra pessoa para que se possa discutir o princípio de não violência, e não as situações personalizadas”, explicou a coordenadora do 6º ao 9º ano do Fundamental II, Estela Maria Oliveira.
Para Nilceia J.R.C. Pereira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil ao 5º ano do Fundamental I, as assembleias são “um exercício concreto das crianças que pensam, participam e que transformam a realidade. Esta é a postura da escola”, disse. “Os alunos fizeram apontamentos pertinentes e mostraram maturidade na discussão de temas, inclusive, os de relacionamento interpessoal.”
Estela Oliveira acredita que as assembleias serão momentos de aprendizagem para todos: “a proposta de trabalhar [com as assembléias] exige da equipe pedagógica, professores e alunos o exercício constante da tolerância, do bom senso e do sentimento do respeito.”
Ela ressalta que alguns pontos abordados nos encontros foram polêmicos, mas possibilitou a participação de todos, prevalecendo a opinião e sugestão proposta pela maioria da turma. As sugestões dadas pelos alunos serão analisadas e atendidas se estiverem de acordo com a proposta educacional do G9.
A próxima assembleia será realizada em 5 de abril. Até lá, os alunos poderão anotar elogios, críticas e sugestões nos cartazes que ficam em cada uma das salas de aula da Instituição.