Momentos de integração entre alunos e professores do Ensino Fundamental II, em atividade lúdica que envolveu alunos do 6º ao 9º ano, e Carnaval da Educação Infantil e do Fundamental II. No Ensino Médio, recepção aos novos alunos. Essas foram algumas das atividades que marcaram o início do ano letivo no Curso G9, de Itajubá.
“Tudo correu bem, dentro do planejado. A frequência foi de 99%, considerada ótimo. Tudo fluiu bem: horários, pontualidade, atividades, etc. Os novos alunos foram apresentados aos colegas e professores, recepcionados ao chegarem à escola no 1º dia, acompanhados nos intervalos para promoção de um bom relacionamento interpessoal”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, professora Márcia Gil de Souza. Agora, prossegue a coordenadora, os alunos serão “acompanhados nas diferentes disciplinas para que a adaptação à programação curricular do Ensino Médio ocorra de forma tranquila”.
Para a coordenadora do Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, o lema da equipe para 2013 é “conhecer, motivar, aprender”. “Considero que o planejamento inicial (reunião pedagógica que antecedeu o início das aulas) e o compromisso dos nossos professores garantiram um começo de ano letivo com muita serenidade”, diz.
“A frequência às aulas foi de praticamente 100% e os alunos que estão chegando agora no G9 foram bem acolhidos pelos demais. Nos 6º anos, em que as turmas dobraram de tamanho, o acolhimento aos alunos novos aconteceu com a tutoria dos alunos veteranos. Isso permitiu a integração dos novos colegas e reforçou a responsabilidade dos anfitriões”, ressalta.
Na Educação Infantil e Fundamental I, o início do ano também foi agitado. Dentro da proposta do projeto “Sou feliz, sou aluno do G9”, as turmas, além das atividades de integração, confeccionaram em sala de aula os instrumentos que animou o Carnaval do segmento. A folia de Momo aconteceu na tarde de 8 de fevereiro, com muita serpentina, marchinhas tradicionais e da “bateria da escola de samba do G9”. “Apesar do pouco tempo que tivemos este ano, a atividade foi muito boa”, diz a coordenadora pedagógica, Nilcéia Ribeiro.