Banda formada por alunos do Ensino Médio do Curso G9 conquistaram os prêmios de Melhor Canção Própria e de Melhor Guitarrista Solo durante a Jornada Cultural promovida pelo Sistema de Ensino Poliedro, do qual o colégio é unidade parceira. O grupo é formado pelos alunos Vitor Curado Both (bateria), Renan Afonso Santana (guitarra base), Carolina Duarte (vocal), Gabriel Silveira Lima (contrabaixo) e André Mohallem (guitarra solo).
O evento foi realizado, em 29 de outubro, na unidade Poliedro de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. “Para nós, promover uma Jornada Cultural como esta é uma grande satisfação. O Sistema de Ensino tem o propósito de disseminar a cultura, por isso, as modalidades disputadas só vêm a somar neste trabalho. Todos os alunos, os professores e a coordenação pedagógica estão de parabéns”, afirma o professor André Guadalupe, diretor do Sistema de Ensino.
A banda “Em Cima da Hora”, do Curso G9, subiu ao palco para defender a canção “Português” que, de uma forma poética e divertida, brinca com trocadilhos da língua e os acertos e desacertos da vida, em especial, a amorosa. A letra foi tirada de um poema escrito pela aluna Carolina Duarte, da turma M11. “A composição é muito boa. O que fizemos em grupo foi adequar trechos para que houvesse uma unidade melódica na canção”, explica o professor de Música do G9, João César.
Aliás, a banda se formou a partir do poema de Carolina. “Trouxe o poema para o professor, já com a melodia na cabeça. A partir daí, começamos a trabalhar o material e montar o grupo”, diz a aluna. Foram quase oito meses de ensaios. “Valeu a pena todo nosso esforço. Foi uma sensação maravilhosa sermos chamados para receber o prêmio”, conta Renan Santana, da M22.
“Chegamos nervosos à apresentação final, mas, ao subir no palco, parece que a gente esqueceu tudo, do festival, e passamos a tocar como se estivéssemos em casa”, fala Vitor Curado, também da M22. O grupo ficou tão à vontade que o desempenho de André Mouhallen (M21) lhe garantiu o prêmio de Melhor Guitarrista Solo do festival.
“A jornada foi muito legal porque conhecemos muita gente boa, alunos e músicos como nós, de outras cidades de Minas e São Paulo”, diz Gabriel Lima, da M21. A apresentação da banda em São José foi acompanhada por professores, funcionários e diretores do G9.