04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Palestra ministrada pela ortopedagoga belga, Katrien Van Heurck, encerrou as atividades do Mês do Bem-Querer, promovido pelo Serviço de Educação Inclusiva (SEI) do Curso G9. Com o tema “Currículo funcional: um olhar diferente”, teve como foco o aprendizado de pessoas com autismo ou com outra deficiência intelectual. A atividade contou com a presença de professores de todos os segmentos da escola, coordenadoras pedagógicas, diretores do colégio e convidados.
“O Curso G9 é uma das raras escolas que realmente faz uma inclusão dos alunos em sala de aula. Geralmente, as escolas fazem uma inclusão ‘proforma, no papel’; na realidade, não estão fazendo nada que ajude os estudantes com algum tipo de deficiência”, destacou Katrien Van Heurck.
Katrien Van Heurck é especialista em autismo e deficiência intelectual. Ela contou que a ortopedagogia é uma formação que ainda não existe no Brasil e visa estudar as deficiências, os transtornos e os problemas de crianças, jovens e adultos.
Katrien trabalha no Brasil desde 2011 e notou que as escolas no país trabalham “de forma fria”, com base no que o Ministério da Educação estabelece – mas, em seu entender, muitas vezes os conteúdos não estão adaptados à realidade dos alunos.
De acordo com a especialista, a ortopedagoga acredita que isso é um problema, pois, na maioria das vezes, os alunos com algum tipo de dificuldade não conseguem acompanhar o material que é passado em sala de aula. Dessa forma, Katrien desenvolve um trabalho com o objetivo de unir o conhecimento teórico à prática, conhecendo os alunos e buscando adaptar o conteúdo para que o conhecimento seja passado da melhor forma possível.
“O conteúdo precisa ter uma função para a vida do aluno, o currículo precisa ter uma utilidade para a vida imediata e de longo prazo. Aqui está o desafio do educador, pois cada aluno tem suas próprias necessidades”, completou.
Para a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, a palestra foi enriquecedora para a equipe. “Também nos motiva a continuar o trabalho porque ratifica que estamos no caminho certo”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...