04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Aprendizado por meio da prática, aplicação do conhecimento na realidade social do município e integração entre escola e comunidade. Assim foi o projeto interdisciplinar de encerramento das atividades de Educação Financeira do 2º ano do Ensino Médio do Curso G9. O trabalho, desenvolvido durante o ano letivo, culminou na realização de um Brechó Solidário, realizado em 1º de dezembro, nos corredores da escola.
Além de exigir a aplicação do conhecimento na gestão da iniciativa, na arrecadação de produtos, na busca de parcerias, na divulgação do evento e na administração dos recursos levantados, a organização da atividade também teve o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da preocupação social no meio em que se vive e do trabalho em equipe para colhendo benefícios coletivos.
Os alunos doaram roupas e acessórios novos e seminovos que não usavam mais e conseguiram apoios para empréstimo de estruturas – como araras, espelhos, cabides e móveis – para o evento. Todos os recursos levantados com a venda das peças serão revertidos para o Lar da Providência, onde os alunos do 1º ano também realizaram uma ação solidária, em 12 de novembro. A partir de uma análise das principais necessidades da instituição, os estudantes irão adquirir os produtos para contribuição.
Para a professora de História do Curso G9 que orientou a atividade, Patrícia Ribeiro, é essencial conciliar o aprendizado das questões técnicas e teóricas da gestão financeira com os valores e objetivos dessas práticas. “É preciso compreender as implicações do consumo excessivo e da acumulação de produtos na gestão dos recursos financeiros. Por meio do projeto, os alunos trabalharam o desapego, a solidariedade e as habilidades de gerenciar todas as etapas da proposta. Não envolvemos investimento de dinheiro, tudo foi realizado por meio de doações, empréstimos e trabalho voluntário”, explicou.
O aluno José Luiz Corrêa (Turma M22) achou muito interessante a integração de conteúdos de áreas diversas como sociologia e economia com as questões de assistência social. “Além da teoria da disciplina, pudemos realizar uma experiência prática envolvendo benefícios reais para a sociedade. Conhecemos as dificuldades de se realizar a gestão do projeto e, também, percebemos a importância da ação solidária”, contou.
Os apoiadores do projeto foram a Casa Charles, a Casa Meri, a Casa Sulina, a Confecção Clara Assis, a Loja Camarim, a Padaria Morro Chic e o Ateliê Maria Ju Joias. A todos, nossos sinceros agradecimentos.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...