04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
O Curso G9 já deu a largada para a Feira do Conhecimento de 2014, um dos principais projetos institucionais do colégio. O tema a ser desenvolvido com os alunos, da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio, será o lixo e a necessidade do descarte correto dos resíduos produzidos pela sociedade.
A primeira atividade, ainda no atual ano letivo, foi uma sessão especial do Cineclube, que apresentou o filme “Lixo Extraordinário”.
O documentário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Segundo o professor de Sociologia do Curso G9, Petrus Ferreira Risetto, a escolha do tema vai além da crescente preocupação com a questão ambiental. “O Brasil é bastante peculiar em relação ao movimento dos catadores de lixo. No país, ele tem um volume enorme de catadores e é bastante articulado com outros setores, mesmo sem incentivo do governo e estruturas adequadas para isso”, contou.
Para Petrus, o impacto foi bastante positivo nos alunos. “A mensagem do filme realmente tocou a todos. Durante o debate, eles se manifestaram e continuarão refletindo por bastante tempo, o que pode gerar até mudanças de comportamento”, acredita. Para ele, que coordena as atividades do Cineclube, a abordagem do tema não é apenas do lixo, mas da “visão do próprio ser humano e do seu posicionamento diante do mundo”.
A aluna do 7º ano (F72), Larissa Ferreira Silva, ficou bastante sensibilizada e contou que o filme despertou sua consciência ambiental. “Pude ver uma realidade muito diferente daquela que tenho contato e isso me fez refletir bastante”, disse. “A mudança tem que começar agora e isso só depende de mim e das pessoas ao meu redor”, completou.
![]()

Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...