04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
O que os filmes “O Óleo de Lorenzo” e “Rio” têm em comum? Nada? Para o Curso G9, têm tudo a ver: são ferramentas pedagógicas importantes para trabalhar, de maneira divertida, assuntos discutidos em sala de aula. Ambos os filmes fizeram parte das sessões do Cineclube G9, em 11 e 18 de agosto, respectivamente.
“Gostei muito do filme “O Óleo de Lorenzo”: primeiro, pela persistência dos pais e, depois, porque trata de assuntos que estamos vendo em sala”, disse o aluno João Gabriel Oliveira Pinto, da turma F82. Opinião semelhante tem Ângela Isabel Dias, da F92. “Fica mais fácil aprender quando a gente vê o assunto em um filme, que também mexe com nossa emoção”, destacou.
O filme foi escolhido porque as turmas do 8º e 9º anos estão aprendendo sobre doenças genéticas e sistema nervoso nas aulas de Ciências, da professora Pollyanna Marcondes. “O Óleo de Lorenzo” conta a história da vida de uma família, que é profundamente alterada depois de um diagnóstico médico: uma doença rara e incurável atinge o filho de apenas 5 anos e abala a estrutura psicológica de seus pais.
E o que dizer da animação “Rio”, uma animação 3D dos mesmos criadores de “A Era do Gelo”? O longa aborda questões importantes e atuais, tais como biopirataria, um dos subtemas da Feira do Conhecimento 2011 do G9. O tema da Feira é “Mata Atlântica e a Química da Vida”.
O desenho “Rio”, que tem como cenários a cidade do Rio de Janeiro e as florestas do Brasil, conta a história de Blu, uma arara azul rara que pensa que é a última de sua espécie. Quando Blu descobre que há outra, deixa o conforto de sua gaiola em uma pequena cidade de Minnesota (EUA) e vai para o Rio, onde se desenrola a trama.
As sessões do Cineclube G9 ocorrem sempre às quintas-feiras.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...