04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Novas formas de interação social, mediadas pelos avanços tecnológicos, e como lidar com essa reconfiguração das relações familiares foram alguns dos tópicos abordados no segundo seminário, promovido pelo Curso G9, para os pais e responsáveis dos alunos. O debate, denominada “Comportamento Digital”, aconteceu em 27 de abril.
O debate, mediado pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular do Curso G9, professora Marcia Gil de Souza, apresentou o tema e esclareceu dúvidas por meio da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento. Para compor a mesa, foram convidados o médico psiquiatra Aidê Fernandes; o professor de Filosofia do Curso G9, Petrus Ferreira Ricetto; e o coordenador do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor André Bernardi.
Essa é uma iniciativa que faz parte da proposta pedagógica do Curso G9 de fortalecer a parceria entre família e escola. Além de informar e esclarecer os pais e familiares sobre temas relevantes, o seminário tem o objetivo de aproximá-los da realidade escolar vivida pelos filhos. O tema já havia sido trabalhado com os alunos em sala de aula e durante um cineclube na escola. Outra atividade proposta foi a aplicação de um questionário aos pais: os alunos realizaram as entrevistas para o levantamento de informações após a participação no seminário e elaboraram, em família, uma proposta de uso da internet.
Para a coordenadora Marcial Gil o seminário foi excelente e atendeu às expectativas dos pais sobre o tema. “Tivemos um debate de alto nível com profissionais extremamente qualificados e uma participação expressiva de pais e familiares. É uma grande satisfação avançar com o projeto de parceria entre família e escola. Com certeza, os pais têm um papel crucial na mudança comportamental dos filhos frente a uma tecnologia que fará parte de nossa vida de maneira cada vez mais intensa”, explicou.
Maria Angélica Palma Schumann, mãe do aluno Guilherme Rafael Schumann Carvalho (Turma M11), achou o seminário “sensacional e esclarecedor”. “O Curso G9 está desempenhando um papel maravilhoso ao nos suprir com informações, apresentar ferramentas que nos permitem acompanhar as transformações sociais e familiares e abrir um diálogo constante entre família e escola. Com certeza essa orientação oferecida faz bastante diferença para melhorar a estrutura familiar”, disse.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...