Uma série de reuniões com os pais dos alunos marcou o início do ano letivo no Curso G-9. Durante os encontros, realizados de 2 a 5 de fevereiro, foram apresentados o projeto pedagógico e o calendário de atividades para 2011.
Uma das novidades adotadas este ano é a implantação do Projeto Lego Zoom de Educação Tecnológica, uma ferramenta pedagógica para ajudar as crianças e os jovens a desenvolverem suas habilidades. Participaram das reuniões professores, diretores e os profissionais que trabalham nas coordenações pedagógicas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.
Os pais mostraram-se satisfeitos com a realização das reuniões. Rubiela Silva Leite, mãe de Juan Silva Rocha, revelou que a fase de mudança das crianças deixa os pais assustados. “Eles precisam adquirir novo ritmo. A escola deve transmitir segurança; aqui eles devem ser bem assistidos e nos deixar tranquilos”, afirmou. Para José Carlos de Oliveira Tarcisio, pai dos alunos Taynara e Higor, é fundamental informar-se das atividades e acompanhar o dia a dia escolar dos filhos.
“A escola não funciona sem o apoio da família. Os pais nos deixam o que eles têm de mais precioso, e essa integração contribui para a formação integral dos nossos alunos”, disse a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes. Ela ressaltou, durante as reuniões, a importância do respeito às regras e do hábito de estudo – são necessários para o convívio escolar e o bom desempenho do aluno ao longo do ano.
O diretor de Planejamento do G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, apresentou o projeto Lego Zoom aos pais. “Com esse projeto, as crianças irão adquirir novos hábitos e pensamentos. O Curso G9 valoriza o conhecimento e, nesse modelo, a criança aprende fazendo”, ressaltou. O material será trabalhado durante as aulas regulares de todas as disciplinas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Também foram abordados outros assuntos durante os encontros. Um deles foi a Feira do Conhecimento 2011, que terá como tema “Mata Atlântica – a química da vida”. O tema foi escolhido porque 2011 será o Ano Internacional das Florestas e da Química.
As reuniões pedagógicas realizadas até agora foram as seguintes: os encontros com os pais dos alunos do Ensino Fundamental II aconteceram nos dias 2 (6º e 7º anos) e 3 (8º e 9º anos); no dia 4, foi a vez dos pais dos alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio e, no dia seguinte, os pais dos alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I. No próximo dia 19, haverá reunião para os pais dos alunos do 3º ano do Ensino Médio.