Loader Image
Curso G9 conquista Selo “Escola Solidária”
16 de janeiro de 2012

G9 conquista Selo “Escola Solidária”, concedido pelo Instituto Faça Parte, que tem a parceria do MEC, UNESCO e UNICEF.

O Curso G9, de Itajubá, conquistou mais uma vez o selo “Escola Solidária”, concedido pelo Instituto Faça Parte, que conta com a parceria das seguintes instituições: MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O projeto identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. O G9 é o único colégio particular de Itajubá e uma das 86 instituições de ensino de Minas agraciadas com o selo.
 
Esta é a segunda vez que o G9 é reconhecido como uma escola que promove e incentiva a prática de ações voluntárias. O selo, concedido a cada dois anos, contemplou o trabalho realizado em 2010 com o Projeto 2º Passo, que promoveu ações no Lar Infantil Primeiro Passo, que abriga crianças em situação de risco social encaminhadas pelo Conselho Tutelar e/ou Juizado da Infância e Juventude. As ações socioambientais fazem parte de um projeto maior do colégio, denominado G9 Social.
 
“Ações sociais nas entidades de Itajubá fazem parte da rotina dos alunos do Curso G9. Eles são incentivados, como proposta pedagógica, a desenvolver atividades que fortaleçam os laços de partilha entre a comunidade escolar e as demais instituições da sociedade. A decisão de participar do projeto é exclusivamente do aluno”, explica a diretora pedagógica do G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
 
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, conta que o projeto 2º Passo envolveu a participação de 400 pessoas da comunidade escolar, entre alunos, professores, pais e funcionários do G9. “A proposta do projeto surgiu a partir da sugestão de uma gincana anual realizada pelo colégio. A ideia era o desenvolvimento de ação solidária que buscasse um maior envolvimento dos alunos. Nossa meta, inicialmente, era não só a assistência à instituição carente, mas também a formação cidadã dos alunos voluntários”, conta. “Mas o projeto cresceu e se desenvolveu ao longo de 2010. Durante aquele ano, foram realizadas festas, campanhas e inauguração de uma biblioteca.
 
Em 2011, o Curso G9 realizou uma série de ações sociais, que não foram avaliadas pelo Instituto Faça Parte – elas só o serão no próximo ano. Foram contempladas as seguintes instituições: Lar da Providência de Itajubá, projeto “Meninos do Céu” (da Igreja Presbiteriana), Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração (antiga Granja) e Escola Estadual Novo Tempo.
 




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO