A Polícia Militar e o Curso G9 abriram oficialmente, em 22 de fevereiro, as atividades letivas do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD. O trabalho é voltado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental I e visa orientar as crianças quanto aos riscos provocados pelo uso das drogas.
“Nós procuramos despertar nos adolescentes valores como a autoestima e a amizade. Eles precisam desenvolver suas habilidades para a prática do bem”, afirmou o cabo Márcio Luiz Batista. Ele é o instrutor do PROERD nas escolas de 16 cidades da região de Itajubá, incluindo o G9. “Combater as drogas é uma tarefa árdua, mas gratificante. A PM acredita que um dos caminhos é justamente esse, de conscientizar os jovens e prepará-los para uma vida longe delas”, completou.
Para a professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, esse é um tema atual e relevante, presente em todas as esferas sociais. “A prevenção é um assunto que passa por todas as disciplinas, é um trabalho constante e necessário”, disse.
A professora Débora Duarte Pereira da Fonseca, do 5º Ano do Ensino Fundamental, acredita que o trabalho preventivo é fundamental nesta etapa da vida. “É preciso que os alunos se sintam responsáveis por suas escolhas. Durante as aulas, eles irão adquirir conhecimento suficiente e saberão como tratar um assunto tão sério como esse”, afirmou.
As atividades do PROERD serão ministradas durante dez semanas. Os alunos receberam uma apostila didática, com diversas atividades, para acompanhar as aulas. No primeiro encontro, através de uma dinâmica, os alunos apontaram aspectos importantes em suas vidas, tais como Deus, saúde, família e estudos.