A fotografia causa fascínios por congelar momentos, movimentos, emoções. Com o surgimento e consequente difusão das máquinas digitais, bem como das máquinas embutidas nos celulares e tablets, é cada vez mais corriqueiro encontrar pessoas que se rendem à arte de registrar cenas, fatos e pessoas. Em um ambiente escolar não é diferente. Foi assim que o Curso G9, de Itajubá, implantou mais uma novidade – o Curso de Fotografia, uma breve introdução às técnicas básicas do fotografar. A primeira turma, formada por nove alunos do Ensino Médio, tiveram aulas teóricas e práticas entre os meses de outubro e novembro. O orientador foi o jornalista Bill Souza, responsável pela área de Comunicação do colégio.
“Como sou iniciante, tudo no curso foi muito novo e interessante porque esclareceu muitas dúvidas que tinha sobre as técnicas da fotografia”, diz Catarina Furlani, do 1º ano do Ensino Médio (turma M11). “O curso ajudou-me a entender novas formas de passar informações, de me comunicar”, completa. Para Victor Bourdon de Souza, aluno do 2º ano (M21), o curso permitiu “aumentar meu conhecimento sobre fotografia”. Ele destaca que um dos pontos positivos do curso foi o momento de análise das fotos feitas pelos alunos. Os comentários eram feitos pelo professor e pelos próprios participantes.
Vale destacar que as aulas práticas aconteceram no próprio G9. Os alunos registraram cenas nos pátios e também tiveram a oportunidade de fotografar os bastidores da Feira do Conhecimento – as fotos foram expostas na abertura do evento. Eles puderam ainda fazer o registro, sempre acompanhados pelo professor, de outras atividades do colégio, como o Show de Talentos. “Nosso objetivo não foi formar fotojornalistas, mas colocá-los em situações reais para que pudessem exercitar toda a teoria na prática – em eventos assim é preciso rapidez e sensibilidade para registrar as cenas porque exigem decisões rápidas para captar o momento, tecnicamente da melhor forma possível”, explica Bill Souza.
“O curso foi muito bom porque permitiu aos nossos alunos treinar o olhar, perceber momentos e cenas. São técnicas que, com certeza, irão ajudá-los em outras disciplinas”, diz a coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza. Durante o curso, foram abordadas técnicas como: composição, foco, abertura do diafragma, velocidade, sensibilidade ISO e profundidade de campo, entre outras. O próximo curso será realizado no início do próximo ano.
Abaixo, fotos dos alunos em ação e registros feitos pela turma durante atividades no G9.