Dia ensolarado, muita energia e disposição. Foi assim a apresentação dos alunos do Ensino Fundamental I do Curso G9, na manhã de 22 de fevereiro, aos professores responsáveis pelo projeto Educação Motora, mais uma importante atividade complementar do currículo do colégio. O objetivo principal é incentivar as crianças, desde as séries iniciais, a praticar atividades físicas, contribuindo assim para o desenvolvimento do corpo, de uma forma lúdica.
“O aprendizado aqui acontece em equipe, a gente inicia os trabalhos como uma brincadeira, para os alunos irem aos poucos se adaptando. Por fim, trabalhamos, também, as regras, que são parte de qualquer esporte”, afirmou a professora de Educação Física, Valência Conti. Ela acredita que as atividades vão ao encontro das propostas do G9. “A convivência com os colegas, o respeito e a aceitação das regras são valores que trabalhamos com nossos alunos”, completou.
Para a professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o trabalho visa o desenvolvimento integral do aluno. “São trabalhadas habilidades onde os estudantes podem saltar, correr, elaborar estratégias e melhorar o condicionamento físico. Isso é uma condição para o aperfeiçoamento de suas técnicas e uma contribuição à saúde e à qualidade de vida dos meninos e meninas. Com o corpo saudável, a criança tem estímulos para aprender e tem um bom desempenho na escola”, afirmou.
A Educação Motora é realizada durante o ano letivo. A cada bimestre é ofertada uma modalidade esportiva diferente. O primeiro esporte a ser trabalhado é o Handebol, pois valoriza o movimento dos alunos. A seguir, serão praticados o Voleibol, o Basquete e, por fim, o futebol.