Os robôs vão invadir Itajubá em outubro, quando a cidade sediará o 2º Torneio Mineiro de Robótica. O evento deverá reunir 35 equipes, representantes de 13 cidades de todas as regiões do Estado, inclusive, de Belo Horizonte.
A competição é organizada mundialmente pela ONG FIRST(For Inspiration and Recongnition of Science and Tecnhology ou Para a Inspiração e o Reconhecimento da Ciência e Tecnologia); no Brasil, o torneio é promovido pela Lego Education no Brasil e, em Minas Gerais, pela AMEducação Soluções Educacionais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá.
O lançamento oficial do torneio foi realizado em 18 de abril no Auditório Albert Sabin, da Faculdade de Medicina, e reuniu autoridades locais, representantes da Lego e da AMEducação, diretores, professores e alunos do Curso G9, além de convidados da comunidade itajubense.
União das equipes
“O evento marcou as ações iniciais de planejamento para o Torneio de Robótica. O propósito foi aproveitar o momento para resgatar a união das equipes e transmitir o comprometimento da cidade para a realização do Torneio”, afirmou Nilton Sérgio Joaquim, diretor da AMEducação, representante exclusiva da Lego Education e coordenador do Torneio de Robótica no Sul de Minas.
Para o professor Giovanni Henrique Faria Floriano, diretor de Planejamento do Curso G9, a expectativa em relação à competição é positiva, pois o Torneio é uma grande celebração e promove a interação entre os alunos, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas.
“No ano passado, participamos com duas equipes, com resultados muito bons. Neste ano, implantamos na grade curricular o Projeto Lego Zoom para os alunos do Infantil ao 2º Ano do Ensino Médio. Também fomos credenciados pela Lego para oferecer, em parceria com a AMEducação, o Programa Líder, destinado aos alunos de 10 a 15 anos de toda a comunidade. Essa iniciativa visa aprofundar conceitos de robótica e é um pré-requisito para a participação no Torneio”, destacou.
Para a gerente da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), Geanete Dias Morais Batista, o torneio é “extremamente promissor”. “Tenho certeza que irá despertar futuros empreendedores porque os participantes são orientados a trabalhar dessa forma durante a competição”, explicou.
Geanete Dias representou a Prefeitura durante o 1º Torneio, realizado no ano passado, em Santa Rita do Sapucaí. Na ocasião, ela foi a portadora da notícia de que Itajubá havia sido escolhida para sediar o próximo encontro.
Apresentação
Durante o lançamento do torneio em Itajubá, os presentes puderam conhecer a logomarca e o regulamento do evento e, ainda, assistiram a apresentações de corais – um da Prefeitura Municipal e o outro, do Curso G9.
Vale destacar que os times serão formados por seis a dez integrantes, com idade entre 10 e 15 anos. Para participar da competição, os times precisam participar do Programa de Treinamento Líder que, em Itajubá, é desenvolvido em uma parceria entre a AMEducação e o G9.
O Torneio contará com o apoio do Curso G9, e também da Superintendência Regional de Ensino, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Associação Comercial e Industrial de Cachoeira de Minas (ACICAM), Associação de Integração Social de Itajubá (AISI) e do Colégio Integral, de Pouso Alegre.
Em 2010, a primeira edição do Torneio Mineiro de Robótica teve a presença de quatro equipes de Itajubá – a GTEen e a GnORANGE, do Curso G9; a TecWay, da Fundação Bradesco; e a Hard 62, formada por escolas públicas estaduais e organizada pela Superintendência Regional de Ensino de Itajubá.