04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Curso G9 promove espaço para troca de opiniões, formação de pensamento crítico e de construção de argumentação a partir de embasamento teórico. A nova iniciativa da escola tem o objetivo de realizar debates mediados por professores sobre assuntos de interesse dos alunos do Ensino Médio. O primeiro encontro aconteceu em 19 de maio, com a temática gêneros.
Além deste primeiro encontro, que abordou as desigualdades de gênero na sociedade e os movimentos feministas, a coordenação da escola organizará uma série de debates com temas diversos solicitados pelos alunos como políticas afirmativas, ações de inclusão social, questões raciais e aborto.
O debate, que foi conduzido pelo professor de Sociologia Petrus Ricetto, apresentou dados estatísticos evidenciando a desigualdade dos espaços sociais ocupados por homens e mulheres, como a diferença na faixa salarial recebida de acordo com o sexo e o número de registros de violência contra a mulher. Também foi discutido a história da luta feminista por direitos e liberdades e as pressões sociais na constituição dos papéis de gênero.
“Os alunos sentiram necessidade de um ambiente mais livre para discussão em que pudessem sugerir temas que vão além do que está nos livros regulares. A partir das demandas apresentadas, disponibilizamos materiais para leitura e vídeos para que pudessem debater durante esses encontros. Queremos também realizar um espaço de formação para que eles próprios possam argumentar, a partir de seus posicionamentos, e conduzam a conversa de forma mais independente”, explicou o professor Petrus.
Para a aluna Gabrielle de Castro, do 2º ano do Ensino Médio (Turma M22), os debates são excelentes oportunidades aos alunos de se informarem com fontes confiáveis. “Hoje, temos acesso a muita informação, mas precisamos aprender de forma crítica a separar as informações que têm um embasamento para podermos argumentar com propriedade. Então, conversamos com a coordenação para abrir esse espaço de debate com nossas sugestões de tema. Além de nos preparar, as conversas do dia a dia vão contribuir com o vestibular e a redação, que trazem temas da atualidade”, contou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...