Testar os conhecimentos. Disciplinar o tempo. Corrigir eventuais falhas no plano de estudo. São algumas das vantagens apontadas pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio e do Pré-vestibular que realizaram o simulado do Curso G9 no novo formato do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No total, foram 190 questões mais a redação.
As provas foram realizadas em duas etapas, no sábado e domingo. O simulado foi preparado pela equipe pedagógica do Sistema Poliedro de Ensino, do qual o G9 é unidade parceira, e já contemplou a mudança feita pelo Ministério da Educação: a inclusão de cinco questões de Língua Estrangeira.
“O simulado é fundamental para a gente treinar o tempo, o que exige concentração e decisões rápidas”, disse a aluna Aliny Lélis. Ela pretende prestar vestibular para Administração de Empresas.
Para Hannah Vast Batista de Toledo, as provas são um teste, “um termômetro para a gente avaliar como está o aproveitamento do conteúdo”. “É possível, com o resultado, reavaliar o plano de estudo para adaptá-lo às nossas necessidades”, explica a aluna, que sonha em ser advogada.
O diretor de Planejamento do G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, disse que os objetivos do simulado são justamente esses apontados pelos alunos. “Ao fazer o simulado, o aluno pode medir seus conhecimentos e, principalmente, administrar o tempo, pois a prova é longa e cansativa”, diz.
No sábado, 15 de Maio, os alunos responderam às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias – ambas com 45 questões cada. No domingo, dia 15, as provas foram de Matemáticas e suas Tecnologias (45 questões), Língua Portuguesa (40), Língua Estrangeira (5) e Redação.