04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Música, dança e trocas culturais marcaram a visita ao Curso G9 do Coro Juvenil Femenino del Bachillerato Artístico Musical Domingo Pízoli, da Argentina, e do Coro Jóvenes Cantores de Fundamusical Mariara, da Venezuela. Os dois grupos se apresentaram durante a manhã da última sexta-feira, 23 de agosto, e realizaram workshops, no período da tarde, ensinando danças e músicas típicas e folclóricas dos países de origem. Na primeira atividade, os corais foram precedidos por uma apresentação de dança, preparada pelos alunos da APAE.
“É fundamental essa partilha de experiência e de vida. Sem dúvida, algo marcante para nossos alunos”, disse a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes, ao comentar a integração e aprendizado entre os jovens dos coros e os alunos do colégio. “Aprendi muito durante esse dia em que passamos juntos. Esse choque de culturas é desafiador. Com certeza, aprendemos muito sobre a diversidade cultural latinoamericana e conhecemos outros costumes, muito diferentes dos nossos”, acredita o aluno do 2° ano do Ensino Médio, Lucas Vieira Azevedo (M21). “A comunicação, às vezes, foi um obstáculo, mas facilmente superado pela presença da música, que é uma linguagem universal”, completa.
Os coros vieram ao Brasil participar do Festival e Concurso Internacional de Corais AMERIDE, realizado em São Lourenço, entre os dias 19 e 24 de agosto. João César da Silva, professor de Música do G9, foi o responsável pela parceria que envolveu o G9, a organização do festival e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde foi realizada uma apresentação pública na noite de sexta. Os dois eventos também tiveram a parceria da Facesm (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas).
“Foi espetacular trazer esses concertos educativos, que estavam previstos no cronograma do festival, até os alunos. Argentina e Venezuela possuem uma formação musical muito forte dentro do sistema educacional. É tão importante o aprendizado musical quanto a própria alfabetização. Com certeza, os jovens do G9 saíram mais inspirados pela música depois desse contato com os coros”, contou o professor de música.









Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...