Loader Image
Encontro de Corais: ritmos da América Latina
26 de agosto de 2014

Evento “Vozes Abertas da América Latina” foi realizado em 20 de agosto, com participação de coros de Itajubá, Argentina e Uruguai.

Os olhos da plateia brilhavam, atentos, mas eram os ouvidos que desfrutavam de toda graça, sentimento e emoção que as vozes dos corais despertavam. Ora com vigor e agilidade, ora com sutileza e suavidade, os maestros traçavam a melodia no ar. Foi nesse ritmo que aconteceu o Encontro de Corais “Vozes Abertas da América Latina” o Curso G9, em 20 de agosto. O Grupo Vocal 2Sentidos, da Argentina, e o Coro Masculino Drakkar, do Uruguai, expressaram a riqueza da diversidade cultural por meio da música para um público de aproximadamente 200 pessoas. 

Tão prestigiados quanto as atrações internacionais foram os talentos locais. Logo na abertura do evento, os alunos da Orquestra Experimental do Curso G9 ganharam os palcos e os merecidos aplausos. Na sequência, também, houve a apresentação do Coral da Prefeitura Municipal de Itajubá sob a regência de Paulo José Machado Fernandes. 

Já as atividades durante o dia, tanto as conversas e brincadeiras no pátio do G9 quanto às apresentações e oficinas realizadas com alunos e professores, foram marcadas pelo tom de informalidade, alegria e descontração. Para o almoço, o G9 preparou o tradicional churrasco da escola. A confraternização, que é realizada todos os anos, pela primeira vez agregou o seu clima festivo e brasileiro ao programa do encontro de corais. 

As palavras do professor de música do Curso G9, João Cesar da Silva, traduziram o encontro como um “enriquecimento cultural inestimável”. Para o professor, essa foi uma oportunidade de conhecer a cultura musical de outros países. “Nas oficinas nos mostraram algumas de suas raízes musicais. A partir daí, foi possível identificar as origens e influências de músicas que conhecemos”. João ainda destacou o fascínio que a qualidade musical dos corais gerou e o enorme incentivo que esse contato desperta nos alunos.

“A oportunidade de estar em contato com os corais durante todo o dia e a integração cultural foi uma experiência sensacional, mas o ápice foi, realmente, com o concerto”, disse a aluna Catarina Furlani, que faz parte da Orquestra da escola. Já a aluna Victoria Azevedo contou que “não pôde deixar de se emocionar com o encontro da cultura musical, que os corais trouxeram”. “Sou uma apaixonada por música”, declarou a aluna. Ambas do 3º ano do Ensino Médio (Turma M31). 

A maestrina do Coro Drakkar explicou que estão no Brasil desde o dia 18 para participarem do Festival e Concurso Internacional de Corais Ameride, em São Lourenço. “Aqui, no Curso G9, estamos realizando atividades de extensão do Festival. Esse é um momento muito gratificante e bastante rico. Acabamos de ouvir um grupo de alunos da escola cantar para nós, foi sensacional”, contou. Opinião semelhante tem um dos regentes do Grupo 2Sentidos, maestro Federico Rigoni. “Estamos muito felizes com o convite do G9. Adoramos compartilhar nossa cultura e aprender um pouco sobre as outras. Essa integração enriquece a todos e nos faz crescer”, disse.

 




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO