A confiança entre pais e filhos, a definição de limites e o pleno conhecimento da ferramenta são medidas eficazes para se evitar crimes pela Internet. O conselho foi dado pelo major Evandro Geraldo Ferreira Borges, coordenador-adjunto Operacional da Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos, que esteve em Itajubá a convite do Curso G9, em 8 de maio. O órgão é ligado à Procuradoria de Justiça do Estado.
“Esse debate franco e aberto é fundamental para que a gente corrija os excessos e busque o caminho seguro com as novas tecnologias. O uso saudável da Internet passa pela confiança mútua de pais e filhos e nessa interação e troca de experiências com a escola”, disse o major Borges.
O policial militar foi um dos palestrantes do encontro “Educação e Internet: atitude para transformar”, promovido pelo colégio. Também participou do evento a psicóloga Marília de Nazareth Costa Leão. O encontro reuniu em torno de 150 pessoas, entre pais, professores e alunos do Ensino Médio do G9.
Para Marília Leão, o tema do encontro é atual e oportuno. “Devemos buscar o equilíbrio. O importante não é vigiar os filhos, mas conhecer como utiliza a Internet e como cria os laços com as comunidades virtuais de relacionamento”, explicou a psicóloga, ao se referir ao Orkut e Facebook, entre outras redes.
Dicas
“O debate foi fantástico. O major nos deu dicas importantes sobre o uso correto da Internet e como nós podemos orientar nossos filhos contra os riscos a que estamos sujeitos ao usar essa ferramenta”, disse o químico Antônio José Faria Bombard, pai dos alunos Lina e Teófilo.
Durante o encontro, o major apresentou casos investigados pela Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos, que fica em Belo Horizonte. As principais denúncias são os crimes de estelionato, injúria e pedofilia. “A grande demanda, sem dúvida, está nas denúncias de páginas falsas no Orkut, usadas como a forma moderna para disseminar o preconceito, a agressão e a humilhação – o chamado cyberbullying”, disse o major Borges.
O encontro “Educação e Internet: atitude para transformar” teve como objetivo discutir “o impacto das novas tecnologias no espaço social da nossa casa, da escola e do trabalho. Todos somos responsáveis pela formação cidadã de nossas crianças e jovens”, como explicou o diretor de Planejamento do G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.
Feira do conhecimento
Ele ressaltou que o encontro serviu para apresentar à comunidade escolar o tema da Feira do Conhecimento de 2010: “Identidade na Era da Internet”. As ações para a realização da Feira já estão a pleno vapor.
A professora Maria Aparecida Fernandes, diretora Pedagógica da instituição, foi enfática: “Tivemos uma manhã [de sábado, 8 de maio] excelente. É apenas o começo de um trabalho que será contínuo e promissor”, destacou.
Durante o evento, houve apresentação de um grupo de alunos dentro do projeto G9 Musical, que tem a coordenação da professora Regina Rios. Participaram da atividade os alunos Braz Marotti, Fernando Araújo, Filipe Maciel, Marcelly Bustamante e Thiago Rezeck.