A aluna do Curso G9, Ana Cecília Faria Floriano, ficou entre as cinco melhores atletas, na Categoria 7º ano do Ensino Fundamental II, no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2011. A competição reuniu 400 enxadristas, de 11 estados brasileiros, de 23 a 25 de setembro, no Centro de Atividades do Trabalhador “Donato Piccirillo”, em São Sebastião do Paraíso (MG). O evento contou com a presença de Giovanni Vescovi, 33, heptacampeão brasileiro e atual líder do ranking brasileiro e sul-americano.
No ranking mineiro, Ana Cecília ficou em primeiro lugar. “È um excelente resultado porque, em sua categoria, estava a campeã brasileira”, conta o professor de Xadrez do G9, Antonio Martins de Souza Neto. Ele acompanhou a delegação do colégio, com outros cinco atletas, em companhia da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira.
“Foi muito positiva a participação dos nossos alunos. O campeonato nacional reuniu os melhores de cada escola, cidade ou estado. Isto exigiu um alto nível de equilíbrio emocional dos meninos e meninas. Tiveram que administrar sozinhos o seu tempo, as suas estratégias e a decisão das jogadas”, ressaltou a professora Estela.
Antonio Martins, mais conhecido por Toninho, ressalta o bom desempenho do aluno Mateus Silva Figueiredo. Ele ficou em terceiro lugar em Minas e 15º no Brasileiro, competindo na Categoria 1º ano do Ensino Médio. “Todos enfrentaram chaves difíceis, mas ficou o aprendizado para as próximas competições”, disse Toninho.
“É claro que a felicidade de ser campeão, de estar entre os melhores, é algo incomparável, mas, tão importante quanto, é a oportunidade que os alunos tiveram de participar de um torneio dessa grandeza: durante a competição, puderam vivenciar na prática o que muitos deles só conhecem por livros, como o contato com pessoas de outras regiões do país, com seus sotaques e os costumes”, completou.
O professor Toninho enumera ainda outros aprendizados com o campeonato: um torneio como esse pode ser comparado a uma prova de vestibular. “O segredo para alcançar a vitória é exatamente manter a calma, a concentração e estar bem preparado. “Ao final se autoavaliaram e, hoje, sabem o que devem buscar para superar as próprias dificuldades”, completou a professora Estela.