Loader Image
Equipe do Curso G9 garante vaga na fase nacional
03 de novembro de 2011

Equipe do Curso G9 garante vaga na fase nacional do Torneio de Robótica, que será realizada em São Paulo.

A equipe GnORANGE, do Curso G9, conquistou a classificação para a Fase Nacional ao garantir a terceira colocação no 2º Torneio Mineiro de Robótica, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em Itajubá. A competição reuniu 30 equipes, de todas as regiões de Minas, no Ginásio Poliesportivo da Unifei (Universidade Federal de Itajubá). A equipe conquistou ainda, pelo segundo ano consecutivo, o título de Melhor Torcida, formada por pais, mães e amigos dos integrantes do grupo. A campeã do torneio foi a TILT, de Cachoeira de Minas.
 
O torneio de robótica é organizado mundialmente pela ONG FIRST (For Inspiration and Recongnition of Science and Tecnhology ou Para a Inspiração e o Reconhecimento da Ciência e Tecnologia), com apoio da Lego. Em Minas Gerais, foi promovido pela AMEducação Soluções Educacionais,representante da FIRST e da Lego, em parceria com a Prefeitura de Itajubá.
 
“Nossa equipe estava muito afinada, interagimos o tempo todo, em todas as provas. Isso, com certeza, fez toda a diferença”, disse o aluno Achilles Ribeiro, da turma M12. “O mais interessante é que conseguimos superar nossos erros com a programação do robô ao longo da competição, o que garantiu uma boa nota na disputa das missões”, completou Guilherme de Lima, da turma F81.
 
Achilles e Guilherme foram os escolhidos pelo grupo para a disputa das Missões na arena, um dos quatro itens de avaliação. O tema deste ano – Corpo em Movimento - foram as tecnologias associadas ao corpo humano - nos dias de competição, cada time teve que programar o robô, montado a partir de peças de Lego, para percorrer uma arena no formato do corpo humano e executar tarefas.
 
Aliás, além das Missões e do Projeto de Robô, a equipe passou por outras duas avaliações: Projeto de Pesquisa e Trabalho em Equipe. Vale destacar que todos os quatro critérios de avaliação têm peso igual, ou seja, é necessário manter a regularidade em todas as provas. Cada etapa vale 400 pontos e é considerada vencedora a equipe que obtiver a melhor média. “Valeu muito participar do torneio. Foi a melhor coisa que fiz na vida”, disse Guilherme.
 
Amadurecimento
 
“O torneio foi muito legal, para nós e para as crianças. Acredito que valeu até mesmo para as equipes que não se classificaram: houve, com certeza, um amadurecimento de todos, é uma experiência que será muito importante para o desenvolvimento de cada uma delas”, acredita Rosana Castro, mãe do Pedro Henrique (F51) e João (F31). Pedro Henrique fez parte da equipe GTec e João, vestido de robô, foi o mascote da turma.
 
A outra equipe do G9 que participou da competição foi a GTEeN, que chegou à final da prova de Missões, deixando para trás outros 28 times. A vitória na arena ficou com a sensação do campeonato, duas garotas de dez anos da equipe Flip-Flop, da cidade de Formiga. “Sem dúvida, elas são muito boas”, reconheceu Rosário Digesu, pai do aluno Thales, da GTEeN.
 
“O torneio é um momento muito bom e propício à integração dos pais, das famílias. É um momento de muita diversão, como diz um dos valores da FIRST. Acredito que cada um sairá melhor da competição – o certo é que a equipe se empenhou muito nos últimos meses”, ressaltou Rosário. No ano passado, a GTEeN disputou a Fase Nacional, em Indaiatuba (interior de São Paulo).
 
“A gente fica nervoso, mas o jeito é esquecer que tem torcida e barulho e se concentrar na arena. Foi muito legal”, contou Felipe Kallás Silva, da GTEeN. “Com certeza, a gente aprendeu muito – são lições que vamos levar para o próximo ano”, planeja Thales. Aliás, a falta de experiência no torneio e, em especial, na arena, foi um dos motivos levantados por Rosana Castro para falar do desempenho da GTec. “Das três equipes, ela era a única formada somente por alunos que não disputaram o torneio no ano passado”, destacou a mãe.
 
Mas o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, acredita que a GTec foi a que mais cresceu ao longo da competição. “Percebi um alto grau de comprometimento dos representantes para que pudessem apresentar o melhor trabalho possível durante o torneio. A equipe, por ser novata, superou nossas expectativas”, explicou, ao lembrar que os outros dois times eram compostos parte por alunos que também disputaram o campeonato em 2010.
 
“Tivemos uma ótima participação de pais de alunos das três equipes do G9. Mais uma vez teremos uma equipe representando o colégio e Itajubá na fase nacional”, disse. A etapa brasileira acontecerá em março, na cidade de São Paulo. Os cinco melhores times garantem vagas em uma das três etapas internacionais, que vão acontecer nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
 
Confira mais fotos do evento no Álbum de Fotos do site.
 
  
 
 




+ Ver Mais
04 de novembro de 2025

Alunos do 3º ano participam...

... + Ver Mais
04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam de dinâmica em preparação para a prova do ENEM
+ Ver Mais
31 de outubro de 2025

Coordenadora apresenta aos alunos...

... + Ver Mais
31 de outubro de 2025
Coordenadora apresenta aos alunos do 9º ano a proposta do Ensino Médio
+ Ver Mais
29 de outubro de 2025

Alunos do 1º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
29 de outubro de 2025
Alunos do 1º ano do Ensino Médio participam de palestra sobre gestação
+ Ver Mais
27 de outubro de 2025

Alunos do 6º ano visitam São...

... + Ver Mais
27 de outubro de 2025
Alunos do 6º ano visitam São Lourenço
TOPO