Os dez alunos da GnORANGE, do Curso G9, foram contempladas com bolsas de Iniciação Científica oferecida pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), considerada um dos mais importantes órgãos de fomento do país. O anúncio foi feito, em 27 de março, pelo diretor-presidente da Lego Zoom do Brasil, Marcos Wesley, e pelo sócio-diretor da Ameducação, Nilton Sérgio Joaquim.
A Fapemig é parceira da Ameducação na realização do Torneio Mineiro de Robótica. Em visita ao colégio, eles foram recebidos pelos diretores do G9, professores Giovanni Henrique Faria Floriano (Planejamento) e Maria Aparecida Fernandes (Pedagógico). Nilton Joaquim ressaltou que a equipe do G9 é a segunda de Itajubá a ser contemplada com as bolsas da Fapemig. Cada bolsa, que tem validade por um ano, terá o valor de R$ 100,00 mensais.
“Vocês podem ter certeza que esta bolsa irá fazer toda a diferença na vida acadêmica de cada um de vocês”, disse Marcos Wesley, que se mostrou impressionado com a proposta pedagógica do Curso G9. “O colégio tem uma visão inovadora da educação porque entende a importância de se trabalhar valores, a formação para a vida. Isso está em sintonia com os valores da FIRST”, ressaltou. A FIRST é uma sigla em inglês que significa "For Inspiration and Recognition of Science and Technology" (Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia) – ela é a responsável pela organização do Torneio Nacional de Robótica.
O Curso G9 é parceira, desde o ano passado, da Lego Zoom – uma ferramenta pedagógica que enriquece cada uma das disciplinas da grade curricular, da Educação Infantil ao Ensino Médio. As atividades consistem na montagem de projetos e programação de robôs, com suporte dos kits da Lego e dos blocos NXT.
A equipe GnORANGE foi uma das representantes de Minas Gerais no Torneio Nacional de Robótica (FLL), realizado em São Paulo nos dias 3 e 4 de março, onde teve um excelente desempenho. Já as bolsas da Fapemig foram conquistadas pela terceira colocação no Torneio Mineiro de 2011, realizado em outubro passado, em Itajubá. “Estamos felizes com o anúncio. Sem dúvida, será um grande incentivo para os nossos alunos”, disse a professora Fernandes. Para ela, as bolsas de Iniciação Científica é o reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelo Curso G9, que incentiva os seus alunos à pesquisa. Exemplos dessa motivação são a Feira do Conhecimento e os Clubes de Ciências e Ciências Sociais.
