O saber empreender, o trabalho em equipe e a partilha de conhecimento são marcas dos dois grupos do Curso G9 que participam do FIRST Lego League, evento organizado pela ONG FIRST (For Inspiration and Recongnition of Science and Tecnhology ou Para a Inspiração e o Reconhecimento da Ciência e Tecnologia).
“Trabalhamos justamente isso com os participantes: o trabalho em equipe, a divisão de tarefas, a cooperação mútua”, disse Thaís Barboni. “Na competição, eles irão descobrir que o agir em grupo será fundamental para um bom resultado”, completou Helena Barboni, durante o treinamento das equipes.
As duas são irmãs gêmeas, estudam engenharia elétrica no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí, e são tutoras das equipes do G9 – a Gteen e a Gnorange. Os alunos contam ainda com a orientação dos professores do colégio Vicente Carlos e Pollyanna Marcondes Freitas Leite.
“Eu acho que ambas as equipes têm chance de ganhar. A minha expectativa é participar, ajudar, trabalhar em grupo e ganhar”, disse a aluna do 6º ano do Ensino Fundamental II, Ana Cecília.
Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Mônica Gomes Muller, “o treinamento superou minhas expectativas, pois eu já havia visto um vídeo, mas achei que seria menos complexo por ser direcionado a alunos mais novos”.
Nos dias 23 e 24 de outubro acontecerá a Etapa Mineira do First Lego League. Os classificados vão para a disputa nacional, em Indaiatuba, a ser realizada em dezembro. Os melhores irão representar o Brasil no mundial. Na temporada 2008-2009, houve a participação de mais de 14 mil equipes, de 42 países.
O FIRST é uma organização sem fins lucrativos que cria programas inovadores para promover matemática, ciência e tecnologia para crianças e jovens. O First Lego League, um torneio de robótica,é voltado para alunos de 10 a 15 anos. No total, participam do programa 20 alunos do G9.