04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Uma viagem no tempo, na linguagem, na história, na literatura e na cultura. A Feira do Conhecimento do Curso G9 deste ano transportou os alunos, professores e o público visitante por uma expedição que iniciou no surgimento da Língua Portuguesa e passou por suas mais diversas transformações e influências até os dias atuais. Guiados pelo tema “800 anos da Língua Portuguesa: do Latim ao Internetês” foram revividos os momentos mais marcantes dessa jornada, revisitadas as obras clássicas e reveladas as mais intrigantes curiosidades.
Luís de Camões, Cecília Meireles e Monteiro Lobato são alguns dos autores e poetas que inspiraram o espetáculo de trabalhos e pesquisas que retrataram a riqueza dessa história. Quem se aventurava por essa viagem se deparava com a multicultural influência vivida pela Língua Portuguesa: franceses, alemães, espanhóis, celtas e outras nacionalidades e culturas passeavam por entre o público rompendo as barreiras do tempo e do espaço. Em águas turbulentas ou em mares calmos as naus portuguesas convidavam o público a navegar os versos e estrofes de “Os Lusíadas”.
Música, fantasias, teatro, fantoches e decorações preenchiam o ambiente com o sentimento e a sensação de outras eras, outras vidas e outras realidades que se escreveram na história ou nas páginas da literatura. Mesmo carregados pela imaginação e representação, os visitantes se identificavam com a realidade atual, compreendendo as origens dos signos da nossa comunicação, compartilhando de toda a vida existente na nossa Língua, entendendo suas transformações e percorrendo as distâncias entre o arcaico e o moderno ou entre o formal e o coloquial.
Todo o intenso trabalho e dedicação das equipes e dos professores, desde o início do ano letivo, foram traduzidos em imagens, sons, cores e explicações contidas nos estandes da Feira. A exposição foi aberta à comunidade itajubense e da região com o objetivo de compartilhar o conteúdo e conhecimento reunidos por meio das pesquisas, em 8 e 9 de outubro. Além de familiares, amigos e outros interessados, diversas escolas levaram seus alunos para conhecer os trabalhos e estabelecer importantes trocas de informação com os estudantes do G9.
A qualidade dos trabalhos e dedicação dos alunos chamaram a atenção da ouvidora do Centro Universitário de Itajubá (FEPI), professora Gizelda Raimunda da Silva Oliveira. “Foi realmente um banho de cultura que superou minhas expectativas. Os alunos estavam muito bem preparados com um conteúdo de grande qualidade. Propostas como essa são essenciais para ampliar a visão de mundo desses jovens, incentivando o respeito à diversidade cultural e propondo a reavaliação da nossa realidade e dos nossos valores. A escola também deve estar aberta para a sociedade como o G9 está fazendo. Não podemos mais pensar na educação envolta em uma redoma”, disse.
A Feira do Conhecimento ainda contou com uma programação de atrações artísticas apresentadas pelos próprios alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio: teatros, esquetes, danças, música, coral, turma de flauta, fantoches e declamações. Houve ainda as apresentações do Coral Mantiqueira, que é patrocinado pelo G9, e da Orquestra Experimental do Curso G9.
O aluno do 1º ano do Ensino Médio, Giovanny Goulart Rotella, destacou a importância da Feira do Conhecimento para o aprendizado e, também, para o crescimento pessoal. “É uma experiência única que podemos viver aqui no G9. A proposta é diferente da forma como aprendemos na sala de aula. Além de ser muito divertida, desperta bastante o interesse. A cada ano é um novo desafio que nos leva a pesquisar e aprofundar em determinado assunto. Foi realmente gratificante participar dessa atividade por tudo que nos agrega”, contou.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...