04 de novembro de 2025
Alunos do 3º ano participam...
Mais que ouvir explicações, os visitantes cruzavam um portal para um novo universo a cada estande da XX Feira do Conhecimento do Curso G9. Os conceitos, relacionados ao tema Consumo Sustentável, e as novas visões de mundo preenchiam cada detalhe. A sala ou a cozinha de móveis antigos e decoração de décadas passadas eram cenários que contavam sobre os modelos de consumo ao longo do tempo. Já os móveis e decorações rústicas e artesanais ensinavam as possibilidades de se reaproveitar os materiais descartados. Roupas customizadas e reproduções de obras de artes famosas mostraram que arte, moda e beleza podem ser criadas a partir de resíduos reutilizados – como diz o subtema do grupo: “O luxo no lixo”. Mesmo os pequenos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental l transportaram a temática para suas realidades, construindo um parque com brinquedos sustentáveis.
O evento, aberto à visitação dos alunos das escolas do município e a toda comunidade itajubense e da região, ocorreu em 20 e 21 de outubro. Este ano, a proposta do maior projeto pedagógico do Curso G9 foi sensibilizar, informar e propor reflexões sobre a maneira como, atualmente, o ser humano se relaciona e explora o meio ambiente em que vive. Em um momento em que os recursos naturais começam a se esgotar, espécies animais e ecossistemas inteiros estão se extinguindo a todo instante e o planeta grita um alerta por meio das mudanças climáticas, é necessário rever o modelo de sociedade que queremos.
A iniciativa, promovida em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm) e o Sistema de Ensino Poliedro, contou com a apresentação de 22 trabalhos e a presença de mais de 1.500 visitantes. Além dos projetos, também são os próprios estudantes que criam os spots de rádio e a logomarca da Feira. Por meio de um concurso, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, Bruno Luiz Sales e Guilherme Augusto Carvalho Camanducaia, tiveram sua arte selecionada para representar o evento em 2014. Ambos são da Turma M22.
O diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, parabenizou todos os funcionários e alunos por colaborarem com a “excelente organização e os trabalhos de grande qualidade”. “É uma satisfação imensa ver o resultado do esforço de todos. Essa é uma oportunidade única de aprendizado para os alunos e da disseminação de conhecimento para os visitantes. Além, é claro, de abordar um tema essencial para a nossa sociedade: a questão do consumo sustentável”, disse.
Para o aluno do 9º ano do Fundamental ll, Gustavo Mendes (Turma F92), a Feira é uma ótima forma de integrar e trocar conhecimento com a comunidade. “Foi muito bom apresentar e compartilhar tudo o que aprendemos sobre sustentabilidade, consumo e meio ambiente com os visitantes. Eles se interessavam, refletiam sobre o tema e buscavam conhecer mais”, contou. Já a mãe do aluno Pedro Ferreira Cardoso (Turma F11), Luciana Ferreira Cardoso, destacou o importante papel que “um projeto dessa dimensão e qualidade tem para as crianças”. “É fundamental realizar um trabalho de conscientização desde cedo. Meu filho já fala sobre sustentabilidade e cobra a separação de lixo em casa. A feira tem uma riqueza de conteúdo e um potencial de mobilização muito grandes”, concluiu.
Alunos do 3º ano participam...
Coordenadora apresenta aos alunos...
Alunos do 1º ano do Ensino Médio...
Alunos do 6º ano visitam São...