Os trajes caipiras, as comidas típicas e as brincadeiras marcaram o encerramento do semestre letivo no Curso G9. A Festa Julina, realizada no dia 3 de julho, reuniu alunos, pais, professores e funcionários para momentos de descontração e diversão. A festança aconteceu na nova quadra coberta do colégio, que estava toda decorada com as artes produzidas pelos alunos do Ensino Fundamental I.
O clima de confraternização e integração entre as famílias estava envolto a bandeirinhas coloridas, barracas de pipoca, pastelzinho de milho, chocolate quente, maçã do amor e outros quitutes da época. Tudo cuidadosamente preparado pelos funcionários do G9. Teve ainda o tradicional bingo, que animou ainda mais a festança. Durante a festa, alunos do Jardim II ao Ensino Médio apresentaram danças diferentes, sob os olhares atentos dos pais e convidados. Aliás, até mesmo os pais “entraram na dança”, com a apresentação da tradicional quadrilha caipira. Agradou a todos.
A estrutura da festa e as opções para se divertir foram elogiadas por Daniel Saponara El Alam, pai da aluna Jade, do 1º ano do Fundamental I. “O espaço do G9 melhorou muito. A quadra e a lateral do gramado estão ótimas. A festa veio premiar esse espaço. A estrutura está boa para essa confraternização, esse evento que está maravilhoso e cheio de barracas e brincadeiras”, disse.
“As crianças estão lindas. Elas gostam muito disso tudo e acabo participando também. Acho bom passar essas tradições para as novas gerações”, disse Claudia Silva Rocha Emygdio, mãe dos alunos Gabriel e Ana Paula, que estava vestida a caráter para a dança dos pais. “Adoro participar de festas como essa”, ressaltou.
A diretora pedagógica Maria Aparecida Fernandes reforçou a importância do encontro. “Foi maravilhoso. A festa é um momento de interação entre escola e família. É uma diversão muito sadia para alunos, professores e todos os presentes. Foi muito bom ver todos participando. O clima estava ótimo, de muito respeito e alegria”, disse.
Apresentações
A primeira apresentação da tarde foi das crianças do Jardim II que, em volta de um balão colorido, mostraram os passos nos pés e nas mãos que seguravam fitas. Em seguida, foi a vez do 1º e 2 º anos dançarem e encantarem pais, avós e tios que foram prestigiar a festa.
As apresentações do 3º, 4º e 5º ano, seguidas das danças dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, também tiveram um bom público, que aplaudiu a mistura de músicas caipiras com o sertanejo moderno. Até mesmo batidas funk foram usadas na coreografia do Ensino Médio, que tinha “noiva maluca” e “professor-padre”.
Valência Conti, professora de Educação Física, foi quem ensaiou todas as turmas e ficou feliz com as apresentações. “Festa Junina é para trazer toda a família. As crianças adoram se apresentar para os pais - elas fazem a bagunça durante os ensaios, mas sai tudo certinho na hora. Eu gosto dessa preparação e eles também. Os mais velhos também me procuraram para ensaiar; achei isso muito legal”, disse.
Os alunos também se divertiram com os professores que entraram no clima da festa e se misturaram ao grupo para uma quadrilha toda especial. “Encontrar os professores fora da sala e vestidos para a quadrilha é muito legal. Isso sem falar que todos estão animados”, disse o aluno Rafael Vieira Lomônaco, do 8º ano.