O resgate das marchinhas deu o tom no Carnaval promovido pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Curso G9, com apoio de professores, funcionários e coordenação pedagógica. A folia aconteceu no final da tarde de sexta-feira, dia 17, na quadra poliesportiva do colégio.
A alegria das crianças, com seus confetes e muita disposição para correr e dançar, contagiou todos que acompanharam o desfile de cada turma, ao som das paródias das marchinhas carnavalescas. Isso mesmo. Lançado o desafio, cada turma trabalhou uma nova composição para esse tipo de música que marcou época no Carnaval brasileiro.
“O resultado foi excelente. Das oito turmas, três decidiram construir o texto tendo o G9 como tema. Isso é muito significativo porque mostra como as crianças estão integradas ao colégio”, diz a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Fundamental I, professora Nilcéia J. R. C. Pereira. Ela acredita que o sucesso da atividade é fruto da construção coletiva, do incentivo ao “fazer lúdico, que faz parte da proposta pedagógica do G9”.
Além das marchinhas, cada turma trabalhou em sala, nos dias que antecederam a folia, a confecção dos abadás. “Cada professora e cada turma puderam trabalhar a criatividade, de uma maneira alegre e significativa”, conta Nilcéia Ribeiro.
Vale lembrar que o trabalho deste ano dá sequência ao projeto iniciado em 2010, quando houve uma oficina de bandanas, colares e máscaras; no ano passado, o tema foi o baile de máscaras. Neste ano, a confecção dos abadás foi de acordo com as marchinhas trabalhadas: “Mamãe eu quero” (Jardim I e II), “Taí” (1º ano), “Alalaô” (2º ano), “Ô Abre Alas” (3º ano), “Jardineira (4º ano, turma F41), “Aurora” (4º ano, turma F42) e “O balancê” (5º ano)”.
“Sem contar que, ao trabalharmos dentro da própria escola, garantimos uma uniformidade dos trabalhos - as crianças se sentem mais valorizadas quando elas participam de todo o processo”, ressalta Nilcéia Ribeiro.


