Duas partidas amistosas marcaram o encontro dos alunos do Curso G9 e do projeto social “Meninos do Céu”, mantido pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) do bairro da Piedade. O Futsal Solidário, promovido em 1º de outubro, teve como objetivo permitir a interação e a troca de experiências dos alunos que, em comum, gostam do esporte. As equipes do G9 venceram os dois jogos, realizados na quadra do colégio.
“Mais importante que os jogos em si é a oportunidade que nossos alunos têm de conhecer outros adolescentes, muitas vezes, de uma realidade muito diferente daquela em que vivem”, disse o professor de Educação Física do G9, Alexsandro de Souza. Alex, como é mais conhecido pelos alunos, foi o idealizador do encontro.
Para ele, as partidas também permitiram avaliar o desempenho da equipe e de cada atleta do G9 que treina Futsal. “Eles gostam do esporte, treinam muito, mas sentem falta de competir”, ressaltou o professor Alex. Ele acredita que novos jogos serão realizados ainda neste semestre.
O projeto “Meninos do Céu” nasceu há um ano com o objetivo de tirar as crianças das ruas, como explica Erika Silva Reis: “a gente leva a eles uma mensagem de esperança e fé, busca ajudá-los na sua formação pessoal e, quem sabe, profissional”. Ela desenvolve o projeto ao lado do marido Ronaldo Aires da Silva Júnior.
“O projeto é muito bom porque é uma opção para a gente não ficar na rua, sem fazer nada”, falou o garoto Gabriel Amaro Honório, de 12 anos. O “Meninos do Céu” reúne 50 garotos, que treinam Futsal quatro vezes por semana. “Todos têm acompanhamento escolar porque nosso objetivo é complementar a formação desses jovens”, disse Erika Reis.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, o encontro foi um sucesso porque permitiu a integração e o incentivo à prática de esportes, fundamentais para os adolescentes. Ela é uma das responsáveis pela coordenação dos projetos sociais do Curso G9.